São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA JURÍDICA

Concursos públicos é uma das alternativas procuradas por bacharéis

DA REPORTAGEM LOCAL

Os concursos públicos estão no caminho de grande parte das profissões que compõem a carreira jurídica. Para ser juiz, promotor de Justiça, advogado público ou delegado de polícia, o bacharel em direito precisa passar por provas orais, discursivas e testes de múltipla escolha.
Segundo o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi, enquanto nas melhores faculdades os alunos são disputados por grandes empresas, na maioria das instituições, quem se forma sai sem muitas opções. "Há milhares de cursos de direito. A maioria dos alunos talvez esteja prestando concursos porque começar a advogar é difícil."
Nos concursos, como ocorre com o exame para trabalhar no Ministério Público, o preparo em geral conta mais do que a experiência. "É melhor recrutar gente jovem bem preparada do que gente experiente sem preparo", diz o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Marrey.
"A minha experiência mostra que a maioria não é impulsionada pela vocação e faz qualquer concurso para ter um emprego", afirma o advogado e colunista da Folha Walter Ceneviva. Segundo ele, isso gera insatisfação do profissional e atrapalha o funcionamento da Justiça.
O estágio é um dos caminhos para descobrir a vocação. Nos Juizados Especiais, por exemplo, alunos de direito atuam como conciliadores, realizando audiências para tentar acordo entre as partes dos processos. No órgão, observam o trabalho de juízes e advogados.


Texto Anterior: Direito: Conhecimentos em outras áreas ajudam profissional
Próximo Texto: Expectativa/Experiência
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.