São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

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PUBLICIDADE

MERCADO ESTENDE-SE A GRÁFICAS, PRODUTORAS DE SOM E EMPRESAS DE WEB

Além de criação, propaganda depende de mídia e estratégia

DA REPORTAGEM LOCAL

Para ser publicitário não é preciso saber fazer slogans. Os profissionais de criação ainda são os donos dos maiores salários da publicidade, mas outros caminhos, como a mídia, o planejamento estratégico e o atendimento, podem levar ao sucesso na carreira.
"É besteira pensar só em criação. A propaganda precisa de criativos em outras áreas. Na mídia, por exemplo, você faz o dinheiro do anunciante render ou não", afirma Renato Loes, presidente da agência de publicidade Leo Burnett, em São Paulo.
Loes, que nunca trabalhou com criação, fez carreira no atendimento, área responsável por fazer a comunicação entre a agência e o cliente, identificando as demandas e recolhendo informações para orientar o trabalho de planejamento e de criação. "Propaganda paga bem, mas depende muito do talento individual", diz.
Mídia é o setor que mais tem recebido investimentos em tecnologia -o trabalho simultâneo com diversos softwares é uma das maneiras de buscar um diferencial. A escolha dos veículos e a negociação dos espaços para divulgação das campanhas são tarefas do profissional de mídia.
No marketing, que planeja estratégias de venda de produtos e de relacionamento com clientes, ocorre uma ampliação de conceitos para a visão do marketing de serviços. "É preciso pensar não só a venda mas em toda a experimentação que o usuário pode ter com o produto", diz Gabriel Borges, analista de marketing da Telemig Celular.
As agências são apenas uma das opções em publicidade. Há trabalho para o profissional em gráficas, produtoras de som e empresas de web. Uma área considerada ainda pouco explorada é a direção de fotografia voltada para filmes publicitários.
O profissional de publicidade também atua ainda nos departamentos de comunicação de grandes empresas e anunciantes.
Andreza Santana, 25, gerente do programa de parcerias que o site de vendas Submarino mantém com outros sites da rede para aumentar as vendas, afirma que seu trabalho dá um retorno imediato de 5% do faturamento da empresa. "Mas o mais importante é pulverizar o nome do Submarino pela internet", diz.
Criatividade, flexibilidade e capacidade de assumir riscos e responsabilidades são habilidades valorizadas pelo mercado.


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