São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

VAGAS ESTÃO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E INTERNACIONAIS, ONGS E EMPRESAS

Integração mundial amplia setores de atuação do bacharel

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
A estudante de relações internacionais Laura Mallozzi, 22, que atualmente desenvolve um projeto de iniciação científica relacionado à demarcação das fronteiras dos países e à questão dos povos indígenas


DA REPORTAGEM LOCAL

Tradicionalmente ligado à carreira de diplomata, o graduado em relações internacionais está conquistando outros campos de trabalho devido à contínua integração política, social e econômica mundial.
No governo, a atuação não está ligada somente ao plano federal. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, criou, em 2001, a Secretaria de Relações Internacionais. Segundo a administração, a aceleração dos fluxos internacionais de comércio exigiu que o município criasse uma organização local para facilitar a cooperação entre o setor privado e o setor público.
O objetivo do órgão é participar de redes internacionais de cidades, estabelecer contatos, encaminhar projetos para organizações multilaterais e desenvolver o intercâmbio de políticas públicas entre São Paulo e outras cidades.
Outras áreas de atuação estão relacionadas às câmaras de comércio, aos consulados e às embaixadas estrangeiras. Nessas instituições, o profissional presta assessoria, oferecendo dados, por exemplo, sobre a conjuntura brasileira no cenário mundial.
O internacionalista, ou o bacharel em relações internacionais, pode atuar também em ONGs e em sindicatos. Em empresas, sua atuação está ligada à área de planejamento estratégico. Ainda poderá atuar setores como o de marketing e o financeiro.
Em organismos internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos), pode dar assessoria técnica. É possível seguir a área acadêmica -realizar pesquisas e dar aulas.


Texto Anterior: Administração: Alta concorrência do exame vestibular continua no mercado
Próximo Texto: Curso Novo
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.