São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ser fiel é essencial. Mas o que é trair?

Confusão entre 'virtual' e 'irreal' alarga fronteiras da fidelidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Brasileiros e brasileiras acham a fidelidade muito importante no relacionamento. Mas a pesquisa sugere que há dúvidas por trás do consenso.
Embora metade das pessoas creia que casamento aberto não dá certo, porcentagens significativas de homens (41%) e mulheres (39%) discordam. E 40% propõem um alargamento dos limites, ao afirmar que sexo virtual não é traição.
Os resultados mostram empate técnico entre quem acha o sexo virtual uma forma de infidelidade e quem acha que não.
A indefinição é própria de um meio novo, que influencia a sexualidade de forma ainda não mapeada, na opinião do sociólogo Dario Caldas. "As pessoas se perguntam se o que não envolve contato físico é traição, o que reflete uma grande confusão entre virtual e irreal."
Esse "deslizamento" do que é ou não traição tem a ver, acredita, com outro paradigma de relação, mais solto, menos romântico e regido por valores pessoais, que se emancipam da tutela das instituições. "Quem diz que sexo virtual não é traição defende um território de experimentação individual."
Na prática, a internet tem um papel na flexibilização da fidelidade, diz a terapeuta Tai Castilho. "Alguns casais se permitem um erotismo individual, e a internet é o território onde isso acontece."
Em que pesem as fissuras no conceito, os 84% que atribuem importância máxima à fidelidade são muito mais expressivos do que os 41% que acreditam no relacionamento aberto.
"O casamento aberto é um desastre. Foi tentado nos anos 70 e só produziu rancor", afirma o psicanalista Francisco Daudt. "O envolvimento amoroso fora do casamento é um desinvestimento na relação." Não há muitas alternativas ao casamento monogâmico tradicional, ele observa.
"Tem gente que pensa que banca e não banca uma relação aberta", diz Tai Carvalho. "Mesmo assim, considerar a possibilidade de uma ligação menos exclusiva abre um horizonte para a relação."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sobra sexo no imaginário e falta na vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.