São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Curso traz segurança em decisões, diz profissional

Aplicação do que foi ensinado satisfaz à maioria dos alunos

BRUNA MARTINS FONTES
EDITORA-ASSISTENTE DE SUPLEMENTOS

O motivo que leva os profissionais às escolas que oferecem cursos de MBA (Master in Business Administration) é bastante nítido: obter ou aprimorar os conhecimentos que eles têm sobre gestão.
Pouco se sabe, porém, sobre o quanto os alunos se contentam com essa especialização e que aspectos dela são mais úteis em seu cotidiano na empresa -desde as tarefas até a troca de cartões com os colegas.
A primeira pesquisa Datafolha sobre a satisfação de alunos e ex-alunos com os resultados do MBA traz um balanço positivo: aponta que quem faz ou já fez o curso o aprova e leva frutos da classe para o escritório.
O levantamento foi realizado em agosto e setembro, por telefone, com 512 gerentes e diretores de empresas de médio (de 100 a 499 funcionários) e grande (mais de 500 funcionários) porte na Grande São Paulo.
Do total de entrevistados, 17% declararam já ter feito ao menos um curso de MBA e 11% disseram que estavam fazendo essa especialização.
Os resultados que se referem às respostas de alunos e ex-alunos têm margem de erro de seis pontos percentuais (para mais ou para menos). A dos relacionados ao total da amostra é de quatro pontos percentuais.

As vantagens
Para quem já terminou a especialização, o maior benefício de tê-la cursado foi obter conhecimentos sobre gestão (42% das respostas, estimuladas), aprofundar conhecimentos técnicos (25%), atualização (21%) e fazer novos contatos profissionais (10%).
De volta à empresa, 77% dos ex-alunos citam que sentiram mudanças em sua vida profissional. Entre elas, mais maturidade e segurança na hora de tomar decisões (resposta de 17%), ter adquirido mais conhecimento técnico (13%) e ter sido promovido (12%).
A pesquisa ainda revela que, em busca de resultados como promoção e reconhecimento, muitos pensam ser ideal encurtar o tempo de espera para começar a especialização.
Ainda assim, nem sempre acham que o esforço será valorizado pela empresa com aumento de salário ou promoção (leia mais nas páginas 13 e 16).
Ao longo desta edição, especialistas, coordenadores de cursos e quem já fez ou faz um curso de MBA comentam os demais resultados da pesquisa.
Além de precisar a satisfação e a utilidade do que foi oferecido, a pesquisa mostra o perfil dos alunos, a satisfação com o módulo internacional do curso e que motivos levam profissionais de volta às aulas.


Próximo Texto: O que é valorizado: Aluno elege o programa como o mais importante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.