São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIODIREITO

Processo contra erro médico e pesquisas abrem novos campos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em expansão, o ramo do direito médico tem boa demanda por profissionais. Após o Código de Defesa do Consumidor definir a relação entre médico e paciente como prestação de serviços e consumo, iniciou-se uma tendência de entrar com ações contra hospitais.
Segundo Ernesto Beltrami Filho, 46, especialista em biodireito, o aumento dos casos levou ao desenvolvimento do setor. Há escritórios que trabalham especificamente nessa área, o que exige amplo conhecimento do trabalho do médico. "Algumas faculdades já oferecem disciplina de biodireito, mas são poucas", diz Roberto de Carvalho Campos, 50, professor de biodireito da Faculdade de Direito da USP. Também há cursos de extensão.
Novidade, a bioética é apontada como cada vez mais importante no futuro do direito, à medida que pesquisas científicas criam dilemas que pedem especialistas que atuem como consultores ou na defesa dos direitos à saúde e à vida. (ECL)


Texto Anterior: Energia: Setor valoriza conhecimentos técnicos e de economia
Próximo Texto: Engenharia: Energia alimenta campo de trabalho para engenheiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.