São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

MINAS

Gigantes do setor de extração "garimpam" profissionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O setor de extração mineral também garimpa engenheiros -os de minas. É o caso da Vale, hoje a segunda maior mineradora do mundo.
"Nossa demanda maior é por engenheiros de minas, porque há pouquíssimos formados no mercado", confirma Tatiana Matos, coordenadora do Centro de Educação Profissional da Valer, universidade corporativa da companhia.
"Esses profissionais, além dos engenheiros químicos, são os que se voltam para a área de pesquisa dentro da empresa, porque estão mais envolvidos com processos e trabalham para gerar inovações tecnológicas", aponta Matos.
Na Petrobras, as descobertas de jazidas impulsionam a procura por especialistas nas áreas de minas e de química. "O crescimento é vertiginoso", avalia Mariangela Mundim, gerente de planejamento de RH. A empresa nacional hoje tem 9.000 engenheiros, dos quais 3.000 lidam diretamente com petróleo e seu processamento. (GG)


Texto Anterior: Nanotecnologia: Investigação atômica ganha incentivo para fazer pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.