São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NANOTECNOLOGIA

Investigação atômica ganha incentivo para fazer pesquisa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A nanotecnologia, usada para manipular a matéria em escala molecular ou até atômica, pode ser boa opção de pesquisa para engenheiros de todas as áreas. "Para utilizá-la ou desenvolvê-la, profissionais devem ter formação ampla e forte base científica", diz José d'Albuquerque e Castro, professor do Instituto de Física da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A amplitude desse mercado se explica pela abrangência das nanotecnologias em diversas etapas da produção -é usada para desenvolver materiais, equipamentos e processos.
"Ela trará novos dispositivos elétricos e mecânicos, materiais, terapias, processos de remediação ambiental, lubrificantes, tecidos e até padrões meteorológicos", lista Castro.
A pesquisa é incentivada por projetos governamentais como o Centro Binacional de Nanotecnologia, entre Brasil e Argentina. "O que me preocupa é que a nanotecnologia ainda está restrita ao ambiente acadêmico", diz Cardoso, da USP. (GG)


Texto Anterior: Transportes: Procuram-se especialistas em ferrovias e em portos
Próximo Texto: Minas: Gigantes do setor de extração "garimpam" profissionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.