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ESCOLHA O CARRO
Reduzida e 4x4 são indispensáveis
Tecnologias ajudam a controlar o veículo em terreno difícil e definem preço dos modelos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Opções não faltam para
quem está de olho em um 4x4:
há 49 modelos entre utilitários
esportivos, jipes e picapes.
Alguns dos mais baratos são
os jipes Mitsubishi Pajero TR4
e Troller T4, as picapes médias Mitsubishi L200
(a partir de R$ 76,5 mil) e Chevrolet S10 (a partir de R$ 83
mil) e os esportivos Nissan
XTerra (a partir de R$ 114,7
mil) e Mitsubishi Pajero Sport
HPE (a partir de R$ 118 mil).
Nos importados, o preço sobe na proporção da sofisticação
tecnológica. Um Land Rover
Freelander (cerca de R$ 130
mil), por exemplo, tem HDC
(controle de descida de ladeiras
que ajusta automaticamente o
veículo quando não há aderência). Já o Land Rover Range Rover Sport (R$ 315 mil) possui
comandos eletrônicos que são
configurados conforme as condições do piso.
Na hora de escolher, é importante conhecer os sistemas de
engate da tração 4x4. Um "off-road" pode incorporar diferencial (peça do eixo de tração que
transfere a rotação da caixa
de câmbio para as rodas) com
bloqueio traseiro ou central.
Assim, as rodas que estão patinando não recebem tração,
só as apoiadas no solo, o que
facilita a saída do atoleiro.
O carro também pode distribuir a força do motor entre as
quatro rodas ou entre os eixos
dianteiro e traseiro e permitir
acionar o engate de tração por
botão no painel, em vez de ter
uma alavanca no assoalho.
O botão é mais confortável
do que a alavanca, mas pode ser
vulnerável quando o carro enfrentar água, lama e trepidação.
A alavanca é menos precisa,
mas confiável, pois depende de
engrenagens mecânicas.
Trilha pesada
Os veículos feitos para o "off-road" de lazer nem sempre
contam com a marcha reduzida, que é indispensável em incursões pesadas. Ela aumenta a
força de tração e de arrasto e
ajuda a superar obstáculos
acentuados, rebocar veículos
ou desobstruir o caminho.
Para quem gosta de caçamba
mas não pretende levar muita
carga, a picape média é a mais
indicada. Entre as cinco mais
vendidas no país (Chevrolet
S10, Toyota Hilux, Mitsubishi
L200, Ford Ranger e Nissan
Frontier), as diferenças estão
no visual e no conforto interno.
Motorizações, sistemas 4x4 e
preços são semelhantes.
Quando é preciso levar muita
carga, a escolha se resume a
Ford F-250 e Dodge RAM.
(RP)
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