São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

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ESCOLHA O CARRO

Reduzida e 4x4 são indispensáveis

Tecnologias ajudam a controlar o veículo em terreno difícil e definem preço dos modelos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Opções não faltam para quem está de olho em um 4x4: há 49 modelos entre utilitários esportivos, jipes e picapes.
Alguns dos mais baratos são os jipes Mitsubishi Pajero TR4 e Troller T4, as picapes médias Mitsubishi L200 (a partir de R$ 76,5 mil) e Chevrolet S10 (a partir de R$ 83 mil) e os esportivos Nissan XTerra (a partir de R$ 114,7 mil) e Mitsubishi Pajero Sport HPE (a partir de R$ 118 mil).
Nos importados, o preço sobe na proporção da sofisticação tecnológica. Um Land Rover Freelander (cerca de R$ 130 mil), por exemplo, tem HDC (controle de descida de ladeiras que ajusta automaticamente o veículo quando não há aderência). Já o Land Rover Range Rover Sport (R$ 315 mil) possui comandos eletrônicos que são configurados conforme as condições do piso.
Na hora de escolher, é importante conhecer os sistemas de engate da tração 4x4. Um "off-road" pode incorporar diferencial (peça do eixo de tração que transfere a rotação da caixa de câmbio para as rodas) com bloqueio traseiro ou central. Assim, as rodas que estão patinando não recebem tração, só as apoiadas no solo, o que facilita a saída do atoleiro.
O carro também pode distribuir a força do motor entre as quatro rodas ou entre os eixos dianteiro e traseiro e permitir acionar o engate de tração por botão no painel, em vez de ter uma alavanca no assoalho.
O botão é mais confortável do que a alavanca, mas pode ser vulnerável quando o carro enfrentar água, lama e trepidação. A alavanca é menos precisa, mas confiável, pois depende de engrenagens mecânicas.

Trilha pesada
Os veículos feitos para o "off-road" de lazer nem sempre contam com a marcha reduzida, que é indispensável em incursões pesadas. Ela aumenta a força de tração e de arrasto e ajuda a superar obstáculos acentuados, rebocar veículos ou desobstruir o caminho.
Para quem gosta de caçamba mas não pretende levar muita carga, a picape média é a mais indicada. Entre as cinco mais vendidas no país (Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier), as diferenças estão no visual e no conforto interno. Motorizações, sistemas 4x4 e preços são semelhantes.
Quando é preciso levar muita carga, a escolha se resume a Ford F-250 e Dodge RAM. (RP)


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