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PREPARE A SAÍDA
Ajustes evitam surpresas na trilha
Revisão pré-viagem inclui desde apertar parafusos até checar o eixo cardã, "coração" do 4x4
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Não dá para partir para a
aventura fora-de-estrada sem
saber de antemão o quanto o
veículo será exigido e checar se
todas as peças estão em ordem.
A última parada antes da lama, portanto, é a oficina. A revisão básica inclui checar o nível
do óleo de motor e o do câmbio,
além do fluido de freio, para
que todos funcionem adequadamente. E também o nível de
água do radiador, para evitar o
superaquecimento do motor.
Calibrar pneus e estepe também é importante. No aro de 33
polegadas, para "off-road", a
pressão interna de 16 libras é
suficiente -se for muito alta, o
carro vai "pular"; se for muito
baixa, o pneu poderá rasgar.
O conselho de Ricardo Faria
de Souza, da oficina especializada X4, é eliminar todas as folgas. "É natural os parafusos
afrouxarem, por isso devem ser
apertados. O feixe de mola com
porcas soltas pode até cair com
a vibração na estrada de terra."
Outra dica é revisar o eixo
cardã, uma das principais peças
do sistema 4x4, pois faz o carro
tracionar. "Muitos levantam
a suspensão do jipe para deixá-lo mais alto. Se o eixo não estiver ajustado, poderá cair durante a trilha", explica Souza.
O engenheiro Luiz Fraga, da
oficina The Especialist, recomenda investigar vazamentos
de óleo. ""Descobrir a causa é
importante. Uma das mais freqüentes é o excesso de pressão
interna em todos componentes
mecânicos, causado por entupimento dos respiros, por
exemplo", explica.
A versão automática da roda
livre, peça que se coloca no eixo
dianteiro para acionar a tração
4x4, costuma dar problema por
causa do acúmulo de barro e de
terra. Ela deve ser limpa e lubrificada de acordo com o manual do veículo.
Quem vai encarar água deve
checar o funcionamento do sistema de snorkel. Para isso, deixa-se o veículo ligado e tapa-se
a boca do snorkel para ver se
tem entrada de ar falso. "A entrada de água contamina o óleo
do motor", conta Fraga.
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