São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

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PREPARE A SAÍDA

Ajustes evitam surpresas na trilha

Revisão pré-viagem inclui desde apertar parafusos até checar o eixo cardã, "coração" do 4x4

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não dá para partir para a aventura fora-de-estrada sem saber de antemão o quanto o veículo será exigido e checar se todas as peças estão em ordem.
A última parada antes da lama, portanto, é a oficina. A revisão básica inclui checar o nível do óleo de motor e o do câmbio, além do fluido de freio, para que todos funcionem adequadamente. E também o nível de água do radiador, para evitar o superaquecimento do motor.
Calibrar pneus e estepe também é importante. No aro de 33 polegadas, para "off-road", a pressão interna de 16 libras é suficiente -se for muito alta, o carro vai "pular"; se for muito baixa, o pneu poderá rasgar.
O conselho de Ricardo Faria de Souza, da oficina especializada X4, é eliminar todas as folgas. "É natural os parafusos afrouxarem, por isso devem ser apertados. O feixe de mola com porcas soltas pode até cair com a vibração na estrada de terra."
Outra dica é revisar o eixo cardã, uma das principais peças do sistema 4x4, pois faz o carro tracionar. "Muitos levantam a suspensão do jipe para deixá-lo mais alto. Se o eixo não estiver ajustado, poderá cair durante a trilha", explica Souza.
O engenheiro Luiz Fraga, da oficina The Especialist, recomenda investigar vazamentos de óleo. ""Descobrir a causa é importante. Uma das mais freqüentes é o excesso de pressão interna em todos componentes mecânicos, causado por entupimento dos respiros, por exemplo", explica.
A versão automática da roda livre, peça que se coloca no eixo dianteiro para acionar a tração 4x4, costuma dar problema por causa do acúmulo de barro e de terra. Ela deve ser limpa e lubrificada de acordo com o manual do veículo.
Quem vai encarar água deve checar o funcionamento do sistema de snorkel. Para isso, deixa-se o veículo ligado e tapa-se a boca do snorkel para ver se tem entrada de ar falso. "A entrada de água contamina o óleo do motor", conta Fraga.


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