São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

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PARTICULARES

Faap terá parte das aulas a distância

Em três anos, 20% do conteúdo de todas as disciplinas deverá ser oferecido pela internet

Karime Xavier/Folha Imagem
O estudante José Eduardo Barbosa, 20, consulta a internet nas escadarias da Faap; ele considera o novo sistema prático

MAURÍCIO MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alunos novos de cinco cursos de graduação da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) terão acesso a um programa de ensino complementar que oferecerá a distância 20% do conteúdo das disciplinas.
Quem for aprovado no vestibular de meio de ano dos cursos de administração, cinema, publicidade e propaganda, rádio e TV e relações públicas já vai participar do programa.
Em três anos toda a universidade estará coberta, segundo a Faap. Já foi investido R$ 1,1 milhão no programa.
O vestibular acontece no dia 21 de junho e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 (veja mais informações sobre a seleção na pág.12).
O sistema promete facilitar a vida de alunos e dos professores, que terão até um detector de plágio à disposição. Cada um terá uma espécie de perfil na internet, que irá reunir todas as informações da disciplina, bem como servir de canal de comunicação entre eles.
O sistema vai oferecer ainda exercícios, bate-papos e programas de avaliação. Vídeos, áudios, podcasts, blogs, powerpoints, infogramas e outros conteúdos multimídia que possam auxiliar nas aulas também estarão disponíveis.
"Ajuda bastante. Você tem um contato maior com o professor", afirma José Eduardo Barbosa, 20, aluno do segundo semestre de administração, que participou do projeto experimental.
Além do suporte ao curso presencial (que não terá o tempo diminuído), algumas aulas serão especialmente desenhadas para ser ministradas a distância. O conteúdo é fornecido pelo professor e adaptado por uma equipe especializada.
A informação que tradicionalmente estaria disponível apenas num texto fotocopiado pode ser também transmitida a partir de vídeos, áudios, imagens e exercícios específicos.
O conteúdo passado exclusivamente a distância também será avaliado ao fim do curso. Além disso, provas e trabalhos poderão ser feitos diretamente no programa. Assim que forem colocados no sistema, uma ferramenta irá rastrear possíveis trechos copiados de outros trabalhos. O objetivo é descobrir um eventual plágio.
O sistema, uma plataforma Blackboard, já é usado em outras universidades, como a americana Stanford. No Brasil, está presente em cursos de pós-graduação, como os da Fundação Getulio Vargas.

Nativo digital
Segundo a professora Marta Maia, especialista em educação a distância e responsável pela implantação do programa, o intuito da Faap é oferecer uma ferramenta de estudo suplementar aos seus alunos.
"O estudante hoje é um nativo digital. O novo sistema vai estimular o aluno a estudar. Sem contar que acabou o tempo das fotocópias."
A professora ressalta que, com parte do conteúdo na internet, o estudante terá à disposição uma carga maior de informação.
Segundo o professor Eric Messa, um dos que testaram a plataforma no primeiro semestre, o sistema "possibilita a criação de dinâmicas de aula que seriam impossíveis sem o contato virtual". Fóruns e bate-papos, por exemplo, servem para dar continuidade às discussões iniciadas na sala de aula.


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