São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem vive em Ermelino não quer sair de lá

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Moradores de Ermelino Matarazzo são os mais fiéis ao local onde vivem: apenas 17% disseram que gostariam de mudar de distrito -na região, o mesmo foi dito por 32% e, na cidade, por 23,5%.
"Eu não sairia daqui por nada. Aqui é um lugar bom, calmo, sossegado", diz a comerciante Maria das Dores Carcello, 78, moradora há 25 anos do local, no limite entre São Paulo e Guarulhos.
Assim como ela, 63% dos entrevistados dizem considerar o distrito melhor do que outros de São Paulo (a média da região é 50%), mesma porcentagem que afirmou que o lugar é melhor do que outros onde viveram (a média da região é 47%).
É o caso da operadora de caixa Solange Flores do Carmo, 22. Ela mudou há quatro anos da Bela Vista (área central) para Ermelino Matarazzo e diz que não pretende mudar-se novamente. "Aqui o aluguel é mais barato. Com R$ 300 moro em uma casa grande, com dois quartos, quintal. No centro, isso seria impossível", comemora. "Além do mais, aqui é muito calmo. Parece um pouco Itaúna [93 km de Belo Horizonte], onde nasci."
Ermelino Matarazzo parece mesmo com uma cidade do interior, "mas com poucas árvores", define o aposentado José Silva, 73, há 30 anos no lugar.
O local tem poucos edifícios: na pesquisa, 96% afirmaram morar em casas (a média da região é de 81%). As ruas são estreitas e os moradores se relacionam bem. Para 14%, a boa relação com outros moradores é a maior qualidade do distrito, atrás apenas do comércio (17%) e da segurança (15%).
Para os moradores, Ermelino também é o melhor da região em quantidade de escolas públicas e particulares. (TB)


Texto Anterior: Playground: Parque do Carmo é oásis de lazer na região
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.