São Paulo, segunda-feira, 24 de agosto de 2009

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marketing

Estratégias vão além da publicidade

Antes de anunciar, é preciso consolidar pontos como preço, ponto de venda e distribuição no mercado

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estruturada a empresa, chega a hora de tornar o produto ou serviço conhecido do público-alvo. É aí que o marketing começa a ganhar a atenção do empreendedor.
Quando se fala em marketing, logo se pensa em propaganda e publicidade. Elas são apenas uma parte dessa disciplina, que abrange todo o posicionamento de um produto ou serviço no mercado.
Para começar, deve-se considerar o produto ou serviço-modo de produção, matérias-primas, forma de entrega e o que levaria alguém a consumi-lo.
O passo seguinte é estabelecer um preço para a oferta. O valor se determina com uma equação que considera quanto é gasto para que o produto ou serviço chegue ao mercado, margens de lucro da empresa, valor cobrado pela concorrência e o preço que o consumidor está disposto a pagar.
Quando tudo isso está definido, o empresário ainda deve avaliar o ponto de vendas e a forma de distribuição do produto ou de entrega de serviço ao mercado.
Com esses três tópicos afinados, chega o momento de pensar na comunicação com o público. E essa esfera engloba desde a fachada de sua loja ou o cartão de sua empresa até o site e a publicidade.

Links patrocinados
Para se tornar conhecido, há diversos caminhos acessíveis a pequenos empreendedores: e-mail marketing, panfletagem, anúncios em jornais e revistas de bairro, participação em eventos, painéis em meios de transporte, elevadores e outros locais públicos e links patrocinados.
Os links patrocinados oferecem boa relação custo-benefício. Custam a partir de R$ 50, e o anúncio aparece na internet toda vez que usuários de ferramentas de busca -como Google e Yahoo!- procuram uma palavra-chave relacionada ao link.
O empresário pode montar sua campanha: basta entrar nas seções "Soluções de Publicidade", no Google, ou "Links Patrocinados", no Yahoo! e seguir as instruções.
Mas os especialistas são categóricos: o mais importante é verificar qual meio de comunicação faz mais sentido para o negócio e pode ser mais eficaz para atingir o público.
E não se pode descuidar da assiduidade da comunicação. Não adianta fazer um anúncio e achar que o resultado será imediato. "É interessante recorrer a uma pequena agência de propaganda ou a empresas juniores de universidades", diz Sérgio Azevedo, presidente da unidade da Associação Brasileira de Anunciantes no Rio de Janeiro.


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