São Paulo, segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

OS QUATRO PONTOS BÁSICOS

Não é só de propaganda que vive o marketing, que abrange também o posicionamento do produto ou serviço no mercado

1 PRODUTO/SERVIÇO
>> Considere o conceito, o modo de produção, as matérias-primas, a forma de entrega e o que levaria alguém a consumir determinado produto ou serviço. Entidades de classe e empresas juniores de faculdades podem ajudar

2 PREÇO
>> A estratégia deve avaliar quanto é gasto para que o produto ou serviço chegue ao mercado, qual é a margem de lucro da empresa, o valor cobrado pela concorrência e o preço que o consumidor está disposto a pagar

3 PONTO
>> Além do ponto de venda, é preciso considerar a forma de distribuição ou de entrega do serviço ao mercado. No varejo, a localização é crucial para a visibilidade; em serviços, é importante pensar em processos para entregar resultados ao cliente

4 PROMOÇÃO
>> Com os três tópicos anteriores afinados, o empresário deve pensar na comunicação com o público, desde a fachada da loja ou o cartão de sua empresa até o site e a publicidade

! CUIDADO
>> Pesquise qual meio de comunicação faz mais sentido para o negócio e é mais eficaz para atingir o público-alvo. A internet é relativamente barata, mas se o cliente não for usuário, não adianta utilizá-la )Outro ponto importante é a assiduidade da comunicação. Não adianta fazer um anúncio e achar que o resultado será imediato


Fontes: Paulo Roberto Lucas de Oliveira, professor de planejamento de marketing da Faap, Ricardo Sampaio Zanotta, professor do núcleo de marketing do departamento de administração da PUC-SP, Sérgio Azevedo, presidente da Collins Consultoria e da ABA-Rio, e Giancarlo Ricciardi, coordenador do curso de marketing da Universidade Anhembi Morumbi

PROMOÇÃO ACESSÍVEL
Opções de publicidade acessíveis a pequenos empreendedores são e-mail marketing, panfletagem, anúncio em jornais e revistas de bairro, participação em eventos, painéis em locais públicos (como elevadores) e links patrocinados na internet


Texto Anterior: Internet amplia alcance
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.