São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doces e frituras devem ficar de fora do lanche

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para as crianças, é quase impossível resistir às guloseimas calóricas na hora do lanche. Mas é a realidade de mais de 1 milhão de alunos em São Paulo, que estudam em escolas com as chamadas cantinas saudáveis.
A restrição de frituras, doces e gorduras em cantinas tem fundamento. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, 10% dos brasileiros entre 10 e 19 anos estão obesos e outros 16%, com excesso de peso.
Para a nutricionista do Programa de Alimentação Saudável da Prefeitura de São Paulo Daniela Fagioli, 29, a cantina deve eliminar frituras e comidas gordurosas, sim. E deixar à mostra frutas, alimentos saudáveis e, mais escondidos, longe das crianças, refrigerantes, doces e salgadinhos.
Segundo Fagioli, a formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar cedo. "Até os 11 anos, a criança é formadora de opinião em casa. Tudo o que se fala em classe, inclusive sobre alimentação, ela leva para os pais fazerem, participarem também." (IT)


Texto Anterior: Infra-estrutura: Espaço e idade precisam dialogar
Próximo Texto: Formação de professores: Atualização de docentes precisa ser facilitada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.