|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VALORES
Ações devem estimular autonomia e cooperação
Conflitos da sociedade devem ser levados para discussão em classe
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um dos papéis da escola é
ajudar no desenvolvimento de
valores que permaneçam com a
criança na vida adulta -sejam
eles em relação a si mesma ou
ao outro.
A transmissão de valores tem
início já no ensino infantil.
"Promover a compreensão e a
amizade, valorizar as diferentes formas de expressão artística e de comunicação é o que a
escola deve fazer desde o princípio", diz a professora de pedagogia da PUC-SP Neide Noffs.
Para especialistas, os valores
são avaliados a partir de conflitos que acontecem na sociedade e que são levados para serem
discutidos na escola. "O objetivo é incentivar o espírito crítico
dos alunos. Mas não a crítica
que se dirige a tirar vantagem
sobre o outro", diz a professora
da Faculdade de Educação da
USP Silvia Colello.
A melhor maneira de promover o debate de valores entre os
alunos, e evitar a indisciplina, é
incentivar a convivência e o
respeito às diferenças. "As
crianças às vezes cometem
crueldades porque ainda não
sabem distinguir os sentimentos. É a escola quem deve estimular a sensibilidade para entender a opressão, a diferença",
diz Guiomar Namo de Melo, diretora da Ebrap (Escola Brasileira de Professores).
Para a professora Rosane Michelli de Castro, do Departamento de Didática da Unesp, a
escola deve promover a cooperatividade, a solidariedade, a
tolerância e a generosidade. "A
proposta de "participar e deixar
participar" deve ser incentivada
para transformar o conhecimento dado em valores."
Entre os alunos pré-adolescentes, de 11 a 14 anos, a escola
deve construir pessoas autônomas, que tomem decisões, que
tenham responsabilidade sobre seu corpo, seu dinheiro e
sua vida. A escola deve contribuir para essa autonomia.
Para Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos
Chagas, a escola deve estimular
o respeito e o diálogo entre os
adolescentes. "É uma fase ambígua, individualista. Há muita
rejeição e agressão entre os alunos. É preciso desenvolver valores como a colaboração e o
senso de compromisso. Ensinar a ajudar mas também ensinar a ser ajudado."
Para Yves de la Taille, professor do Instituto de Psicologia
da USP, "deve-se explicitar os
valores na sala de aula, com
debates, e o próprio convívio
deve ser inspirado por eles.
A escola deve pregar a boa convivência entre diretoria, alunos
e funcionários."
(VA)
Texto Anterior: Nas bilíngües, conteúdo tem dois idiomas Próximo Texto: Ensino religioso discute princípios Índice
|