São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas bilíngües, conteúdo tem dois idiomas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há um tipo de colégio que divide o conteúdo curricular de todas as disciplinas em dois idiomas. São as escolas bilíngües, que, só na cidade de São Paulo, somam 42 instituições.
"As crianças têm muita facilidade, elas são capazes de aprender até três línguas sem prejuízo para sua formação", diz o professor Dagoberto Arena, do Departamento de Didática da Unesp de Marília.
"Ensinamos inglês aos alunos desde os dois anos não porque é legal, mas porque é necessário", explica o canadense Lyle French, diretor pedagógico da Escola Play Pen.
"A vantagem de se integrar o ensino de duas culturas é que você aprende sobre o outro, sobre as diferentes maneiras de se ver o mesmo problema. Aprendemos que o outro não é nem melhor, nem pior, mas diferente", afirma Karen Fraser, coordenadora de projetos pedagógicos do Pueri Domus.


Texto Anterior: Atividades extras: Foco é aprendizado fora da sala de aula
Próximo Texto: Valores: Ações devem estimular autonomia e cooperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.