São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pnad confirma formalização do trabalho

DA SUCURSAL DO RIO

Especialistas ouvidos pela Folha dizem que os dados da Pnad, única pesquisa que mensura todos os tipos de trabalho com abrangência nacional, confirmam a tendência de alta do emprego formal apontada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.
O Caged se baseia em registros enviados pelas empresas, que podem prestar informações erradas. Por isso, sofre críticas. Em 2004, o Caged registrou contratação de 1,472 milhão de empregados com carteira assinada nos 12 meses encerrados em setembro -a Pnad tem setembro como mês de referência e apontou a criação de 1,569 milhão de empregos.
O Caged não investiga o emprego informal. Mas a Pnad confirma a formalização do mercado de trabalho, já que as contratações registradas superaram o número de empregos criados sem carteira assinada.


Texto Anterior: Emprego: Sob Lula, país teve maior desemprego desde 1992
Próximo Texto: Demografia: País já tem 120 idosos para cada 100 crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.