São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

família

Mãe é a mais amada

PAI FICA ATRÁS DE AVÓS E IRMÃOS NOS QUESITOS AMOR E CONFIANÇA

[Por Antônio Gois, da Sucursal do Rio, e Patrícia Gomes, Colaboração para a Folha]

Não tem pra ninguém. Nada contra pais, avós ou irmãos, mas, quando o assunto é confiança ou amor, é mesmo a mãe a figura mais lembrada.
Ao pedir que jovens tentassem traduzir, numa escala de zero a dez, o amor que sentem por cada um dos familiares, o Datafolha verificou que as mães receberam média 9,7.
No quesito confiança, a média é 9,4. As médias para pais, irmãos e avós também foram altas, mas sempre abaixo da das mães.
Para Maria Aparecida Vilhena, da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, é natural que a mãe apareça como figura de referência do jovem quando ele é questionado sobre o amor que sente. "Sobretudo nos primeiros anos de vida, a figura que a criança elege como de apego central tende a ser a mãe", diz.
A psicóloga clínica especializada em relações familiares Ana Cláudia Oliveira afirma que tanto afeto quanto confiança estão relacionados à presença: "Nossa constituição familiar é muito mais matriarcal. A mulher é quem organiza a casa, leva ao médico, ajuda na lição da escola".
Adriana Wagner, professora de psicologia da PUC-RS, lembra que essa situação independe de a mulher estar no mercado de trabalho -pesquisas comprovam que isso não diminui o trabalho feminino em casa.
Esse novo posicionamento da mulher, apesar de ainda não se traduzir numa divisão mais justa das tarefas domésticas, coloca em xeque o modelo tradicional paterno. Vilhena identifica três modelos de pais: um tradicional, outro ausente e um terceiro que, mesmo presente, tem dificuldade para achar seu lugar.
Para Oliveira, é preciso lembrar que o estudo foi feito com jovens de 16 a 25 anos. "Temos que olhar para 20 anos atrás." Se a pesquisa voltar a ser feita daqui a 15 anos, ela prevê outro resultado. "A confiança paterna deve aumentar."


Texto Anterior: Artigo: É preciso ser generoso
Próximo Texto: Nana e Naiara "contam tudo", menos detalhes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.