São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Ah, como gastam

69% DOS JOVENS ADMITEM SER CONSUMISTAS; MODA É IMPORTANTE PARA 70% DELES

[Por Carolina Araújo, colaboração para a Folha]

Os pais já perceberam e reclamam. Os especialistas em comportamento listam vários motivos para o fenômeno -desde falta de autoestima até gosto por novidades. Mas agora é a vez de os próprios jovens admitirem: "Somos consumistas mesmo!".
Para economizar sem abdicar das compras, a estudante carioca Camila Florez, 18, chegou a trabalhar, por alguns meses, em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro, onde podia comprar modelos com desconto.
O guarda-roupa cheio motivou Camila e a amiga Roberta Moulin, 18, a criarem o blog "Reciclando Moda", onde vendem peças que compraram e nunca foram usadas. "Já vendemos muita coisa", comemora Camila, que gasta parte do dinheiro recebido em... roupas.
Para Guilherme Lemes, 19, as compras se tornaram um problema. Ele gastava todo o dinheiro dado pela mãe em compras. Tinha até camisetas iguais compradas em ocasiões diferentes.
"Sinto prazer em comprar, mas, quando percebi, tinha 40 calças jeans e só usava quatro", conta. Hoje, ele faz terapia para tratar o que diz ser consumismo compulsivo. Algumas calças jeans inativas já foram herdadas pelos primos ou vendidas.
Segundo a publicitária Rita Almeida, especialista na área, existem dois padrões de consumo dos jovens. O consumo entre os teens é impulsionado pela necessidade de adequação ao modelo de comportamento imposto pela turma de amigos. Mas a faculdade e a entrada no mercado de trabalho tornam o jovem mais preocupado em se tornar adulto.
Não há uma ruptura entre os dois momentos, diz Rita, mas a mudança nos interesses e no padrão de consumo é visível. "A idade os torna mais conscientes em relação ao consumo. A entrada na faculdade é um marco fundamental, pois os conflitos internos mudam completamente", afirma.


Texto Anterior: Laís, 15, olhou para os pêlos loiros de Lucas, 14. Então...
Próximo Texto: Conexão: Internet persegue TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.