São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artur Alvim é o que usa mais metrô

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os moradores de Artur Alvim, no leste da cidade, são os que mais usam metrô para ir ao trabalho: 41%. Embora levem 36,7 minutos, em média, para chegar ao trabalho, os moradores do distrito estão entre os que menos reclamam do transporte coletivo (nota 7,6). E entre os que menos acham que o trânsito é um problema (7%).
Morador antigo do bairro, Valmir Vieira, 51, presidente de uma cooperativa de empregos, conta que sai de casa às 7h e leva uma hora até o trabalho, em Pinheiros, na zona oeste.
Apesar da distância e das duas baldeações que precisa fazer em cada viagem, ele ainda prefere o metrô e o trem, que toma na Barra Funda. "Se for de carro, tenho que acordar às 5h30, por causa do trânsito. Isso sem contar a dificuldade para arrumar vaga e estacionar."

Bicicleta
A maior incidência de uso da bicicleta para ir trabalhar é do Jardim Helena, no extremo leste: 6%. Segundo o cicloativista André Pasqualini, o uso da bicicleta é mais disseminado fora do centro expandido, onde a renda não permite que parte dos moradores tenha carro.
Ele observa, entretanto, que pedalar longe do centro é mais arriscado, já que os carros costumam andar a velocidades maiores e tendem a desrespeitar os ciclistas -que, por sua vez, se descuidam mais do uso de equipamentos de proteção.
Levantamento do Ciclobr, Ong coordenada por Pasqualini, aponta que metade das mortes de ciclistas no trânsito, nos últimos anos, resulta de traumatismo craniano -cujo risco pode ser minimizado pelo uso do capacete. (RS e JP)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Finok ilustra última edição do DNA Paulistano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.