São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até raquete passa por antidoping

DA REPORTAGEM LOCAL

A cena já é conhecida. Após a prova, o atleta ruma para a sala do antidoping. A amostra de sua urina é enviada ao laboratório e, dias depois, é divulgado se ele trapaceou ou não. Grosso modo, é esse o procedimento para detectar o uso de substâncias proibidas no esporte.
Em algumas modalidades, no entanto, o doping pode ser descoberto até mesmo antes de o torneio começar. E sem a participação do competidor. O que pode desclassificá-lo são fraudes em seus equipamentos.
O tênis de mesa tem um exame antidoping especial para as raquetes. Elas são colocadas em uma câmera, em que são medidos os gases eliminados.
Explicação: a cola que gruda a borracha à raquete contém substâncias que dão velocidade à bolinha a cada golpe -30% a mais do que sem o material- e que podem ser tóxicas.
Pelos níveis de gases liberados pela cola é possível descobrir se ela está fora da regra. O atleta pode ser eliminado. Estas colas devem ser proibidas a partir de setembro de 2008.
O judô também faz antidoping de equipamento antes das lutas. Se o atleta tentar entrar no tatame com um quimono "dopado", pode ser eliminado.
As peças não podem ser de tecido muito grosso, principalmente na gola, o que dificulta a pegada do rival. As medidas também devem ser respeitadas, como a folga entre o braço do lutador e o punho da manga, para que ele possa ser agarrado.
"É normal os judocas terem de trocar o quimono", afirma Danielle Zangrando.
Nas provas que envolvem embarcações, o antidoping também é rigoroso. O equipamento deve ter tamanho e peso dentro do limite estabelecido. "Geralmente os barcos dos três primeiros colocados são pesados e medidos", diz João Tomasini, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Algumas embarcações precisam apresentar um peso mínimo. Caso contrário, pesos extras ajudam o barco a chegar ao valor exigido pela regra.


Texto Anterior: PAN - RIO 2007
Objetos de desejo

Próximo Texto: Pó e cola deixam atletas 'presos'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.