São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS - RIO GRANDE DO NORTE

Apoiada por Lula, governadora é favorita contra peemedebista

THIAGO GUIMARÃES
JOÃO CARLOS MAGALHÃES

DA AGÊNCIA FOLHA A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), será reeleita hoje, aponta pesquisa Ibope divulgada ontem. Se vencer, ela derrotará aliança inédita entre dois clãs políticos tradicionais do Estado, os Maia e os Alves.
Wilma concorre com o senador Garibaldi Alves (PMDB), 59, que se aliou nessas eleições ao PFL do senador e ex-governador José Agripino Maia. Garibaldi, que governou o Estado de 1995 a 2002, nunca perdeu uma disputa eleitoral.
O levantamento encomendado pela Inter TV Cabugi mostra que Wilma vence com 55% dos votos válidos, contra 45% de Garibaldi. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Os candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior do Ibope, dos dias 17 ao 19. Na ocasião, Wilma atingiu 54% dos votos válidos contra 46%.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 37 cidades, ontem e anteontem. A pesquisa foi registrada sob o número 17.692/2006.
Candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado, Wilma mimetizou o discurso do petista e se apresentou como "mãe dos pobres". Apontou culpa das "elites" pelo déficit social e bateu em Garibaldi por privatizações.
No segundo turno, Wilma conseguiu apoio do presidente do PSDB no Estado e candidato derrotado ao Senado, Geraldo Melo, que rompeu com Garibaldi após ficar de fora da chapa do peemedebista. A petista reverteu a ampla dianteira que Garibaldi ostentava no início da campanha e acabou vencendo o primeiro turno por pequena margem.


Texto Anterior: Riscos: Familiares de Requião têm cargos em jogo
Próximo Texto: Estados - Pará: PT pode pôr fim a 12 anos de governo tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.