|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Evolução da espécie
O contato com as novas tecnologias deve acontecer na idade correta
0-3 anos
Fase de formação motora e visual. Os objetos devem estimular os sentidos. Brinquedos
coloridos, que emitam sons e que possam ser levados à boca, são os ideais.
A criança pode usar o computador, mas sempre acompanhada por um adulto
Dica
Alguns vídeos e sites infantis estimulam a percepção visual e auditiva das crianças. Exposição excessiva a essas ferramentas pode interferir no desenvolvimento motor,
da visão, da fala e da criatividade, já que a capacidade de abstração pode ser afetada
3-7 anos
Idade do faz-de-conta. Jogos que simulam esportes estimulam imaginação, criatividade e agilidade, mas é preciso cuidado com excessos. A partir dos cinco anos, "brincar" com
máquina fotográfica ajuda na noção do real e do virtual e aguça a coordenação motora
Dica
É preferível que as crianças brinquem em computadores com um tamanho comum de
tela, e não menores, como nos computadores de brinquedo que diminuem a imagem,
em vez de ampliá-la -o que é mais indicado para o aprendizado
7-10 anos
Fase da formação de grupos. A noção de amizade se intensifica e é comum dormir
na casa de colegas. Nessas ocasiões, a criança pode receber um celular emprestado,
para contatar os pais. Não se recomenda ter celulares antes da adolescência
Dica
Até os dez anos está se concluindo o processo de alfabetização. É importante que
a escrita manual seja preservada. Trocar a leitura feita em livros pela tela do computador
e aparelhos como iPad exige cuidados para não prejudicar a visão
10-12 anos
Os pré-adolescentes ainda precisam de orientação dos pais para o uso de computador, internet e TV. Conteúdo e tempo de exposição devem ser controlados. Jogos de estratégia e
interativos são os mais recomendados, pois desenvolvem o raciocínio lógico e abstrato
Dica
É possível consultar na internet que jogos e filmes são inadequados para cada idade.
Para conferir classificação indicativa, basta entrar no site do Ministério da Justiça
(portal.mj.gov.br/classificacao)
12-15 anos
É nessa faixa etária que o uso do celular é mais aceito entre especialistas. Há mais consciência dos riscos, como contato com estranhos e gastos excessivos. O celular pode servir como ferramenta educativa, porém, ainda é visto com ressalvas por muitas escolas, que proíbem seu uso na aula
Dica
Por ter informações sempre à mão, no celular, o jovem pode perder a capacidade de planejamento do seu dia a dia. É preciso, então, que tenham orientação contínua de pais
e professores para que não descuidem de suas tarefas e mantenham a organização
15 em diante
Amadurecimento do conceito de vida em sociedade. Aptos a usar redes sociais como um instrumento de aprendizado e troca de conteúdo. É necessário valorizar os encontros presenciais e ter cuidado com o conteúdo postado nas redes _empresas buscam informações sobre candidatos a emprego também em sites de relacionamento
Dica
Em qualquer idade, é recomendável não utilizar o computador cerca de duas horas antes de dormir. O uso do equipamento prejudica o sono e, consequentemente, a capacidade de aprender. Dormir bem é importante para a consolidação de memórias e a organização cerebral
Fontes: Maria Beatriz de Oliveira, psicopedagoga da Unesp; Teresa Helena Ferreira, psicopedagoga da Unifesp; Neide Noffs, coordenadora do curso de psicopedagogia da
PUC-SP; Ceres de Araujo, psicóloga da PUC-SP; Elvira Souza Lima, consultora em
educação e pesquisadora em neurociência; Adriana Friedmann, educadora
Texto Anterior: "Aluno precisa de desafios constantes" Próximo Texto: Lousa e mesa ganham novo papel Índice | Comunicar Erros
|