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Lousa e mesa ganham novo papel
Objetos tradicionais aparecem em versões digitais e facilitam a interatividade na sala de aula
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os tradicionais giz e lousa
estão dando lugar a versões
eletrônicas. As novidades incluem lousa e mesa digitais e
mouse remoto.
Em Taboão da Serra (Grande SP) todas as escolas municipais instalaram lousas digitais. No Miguel de Cervantes,
no Morumbi, todas as salas
possuem lousas eletrônicas e
o giz foi aposentado de vez.
Sintomático do aquecimento do setor, a HetchTech,
única fabricante nacional do
equipamento, vendeu cerca
de mil unidades em 2009 e
espera dobrar esse número
neste ano e em 2011.
Seu uso não é unanimidade porque alguns especialistas na área de tecnologia
educacional afirmam que a
lousa digital estimula o método tradicional de ensino,
em que todos devem prestar
atenção ao professor, apesar
da maior interatividade.
Em sintonia com as novas
tendências, o mouse remoto
se mostra mais eficaz, pois
facilita a locomoção do professor pela sala de aula.
Moisés Zylberstain, coordenador de tecnologia educacional do colégio Santa
Cruz, em Alto de Pinheiros,
diz acreditar que o maior ganho já havia sido obtido com
a dupla computador-projetor. "Isso obrigou os professores a planejar melhor as
aulas e facilitou o uso de ferramentas multimídia."
Para Zylberstain, um sistema híbrido (uma metade da
lousa convencional e a outra,
digital) parece mais eficaz.
Já as mesas educacionais
têm sofrido menos críticas.
Ao unir elementos concretos
e abstratos de forma lúdica, o
método facilita o aprendizado no ensino fundamental.
Na escola estadual Aparecido Garcia, em Jundiaí, a
mesa é usada em português e
matemática. A escola, que tinha em 2003 um dos piores
índices no Ideb, melhorou e
se tornou referência.
"Não é a tecnologia, mas
as novas pedagogias que
vêm em sua esteira que melhoram o aprendizado", diz
Betina von Staa, coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional do Positivo,
produtor das mesas.
(LGB)
FOLHA.com
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folha.com.br/sa821111
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