São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

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Aula a distância completa presencial

Sistemas gratuitos facilitam uso interativo e pedagógico da internet, com chats, fóruns e blogs

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No inverno de 2009, a ameaça da gripe suína levou escolas de São Paulo a suspender as aulas. Para não perder dias letivos, algumas delas colocaram o material didático em seus sites. Professores ficaram de plantão para tirar dúvidas, e alunos fizeram as lições em casa.
Essas aulas a distância foram depois validadas pelo governo estadual. O evento mostrou como a tecnologia pode complementar ou até substituir atividades em sala.
A difusão de sistemas gratuitos e de fácil manuseio para a criação de cursos a distância, como o australiano Moodle (moodle.org) e os brasileiros Solar (solar.virtual.ufc.br) e TelEduc (teleduc.org.br), impulsionou o uso pedagógico de ferramentas interativas, como blogs, chats, fóruns e wikis.
As tecnologias permitem, por exemplo, que alunos postem redações em blogs para avaliação dos colegas. Os estudantes também podem realizar discussões em fóruns on-line.
Além de permitir que o professor acompanhe a troca de ideias e registre a contribuição de cada um, o método pode estimular os mais tímidos a se expressarem.

MAPAS
É possível também acessar mapas, animações, simulações e vídeos em arquivos educacionais. No Brasil, um dos maiores é o do Ministério da Educação (objetoseducacionais2.mec.gov.br).
Embora muitas ferramentas de educação a distância estejam sendo usadas nos níveis fundamental e médio, é no ensino superior que elas tiveram maior impacto.
Em 2000, havia no Brasil apenas dez cursos de graduação a distância, com 1.682 alunos matriculados. Isso representava apenas 0,02% do total de graduandos no país.
Em 2008, o número de cursos saltou para 647, com 728 mil matriculados, ou 12,5% do total no ensino superior, segundo a Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). (LGB)

FOLHA.com
Ouça entrevista com Fredric Litto, da Abed
folha.com.br/sa820083


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