São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alunos movem telescópio que está 90 km longe

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O uso da internet para experimentos a distância já é uma realidade.
Os alunos da Alexandre von Humboldt (zona oeste) usam a rede para observações astronômicas com um telescópio instalado em Valinhos (SP), distante 90 km.
O equipamento, que pertence ao IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), permite observar planetas, nebulosas e galáxias. A Lua pode ser vista em detalhes.
Os estudantes se preparam para a observação em aulas especiais de astronomia, quando são definidos quais corpos celestes serão monitorados. As observações só podem ser feitas em noites de céu limpo.
Durante a atividade, um técnico do IAG-USP em Valinhos explica o procedimento e tira dúvidas dos alunos em São Paulo usando MSN (programa de mensagens instantâneas escritas) ou Skype (telefonia via internet).

IMAGENS
Os estudantes entram com os dados em um computador, que direciona o telescópio e calcula parâmetros, como o tempo de exposição para obtenção de imagens.
A turma observa as imagens em uma sala multimídia equipada com projetor e computadores com acesso à internet banda larga. Após aquisição das imagens, os alunos aprendem a tratá-las.
"Eles descobrem que as imagens vêm cruas, em preto e branco, e que precisam ser tratadas para ficar bonitas como as da Nasa", explica Celi Cristina Passareli, professora de física da escola Alexandre von Humboldt e responsável pelo evento.
Atividades desse tipo fazem parte do projeto "Telescópios na Escola" (telescopiosnaescola.pro.br), organizado por instituições de pesquisa nacionais. (LGB)


Texto Anterior: Robótica ensina valores, afirma pedagogo
Próximo Texto: Vem aí
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.