São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Diferença no Datafolha oscila de dez para 11 pontos; tucano recupera espaço entre eleitores de Maluf e Erundina

Serra mantém distância sobre Marta no 2º turno

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A diferença entre José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) no segundo turno em São Paulo está em 11 pontos percentuais, de acordo com o Datafolha. Se a eleição marcada para 31 de outubro ocorresse hoje, o tucano venceria a atual prefeita por 51% a 40%.
É praticamente o mesmo quadro da pesquisa publicada no domingo. Serra tinha os mesmos 51%, enquanto Marta aparecia com 41%. A prefeita oscilou um ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro, de dois pontos, para mais ou para menos.
O cenário confirma a queda na diferença captada pelo último levantamento, feito no dia 24 de setembro. Na penúltima pesquisa, realizada no dia 17 de setembro, a distância entre Serra e Marta estava em 16 pontos percentuais, uma folga confortável para o candidato do PSDB à prefeitura.
Agora, o patamar de dez pontos percentuais de vantagem, segundo analistas políticos, confere um toque de incerteza maior, uma vez que ficaria menos difícil para Marta "tirar" a diferença.
No segundo turno, Serra mantém a dianteira tanto entre os eleitores de Paulo Maluf (PP) quanto de Luiza Erundina (PSB). No caso dos simpatizantes da ex-prefeita, 47% vão com o tucano, contra 40% para Marta. A vantagem serrista subiu. No domingo passado, o placar estava em 42% a 40%.
Entre os malufistas, Marta também perdeu apoio no segundo turno. Serra levava 68% e agora tem 72%. A prefeita, que arrebanhava 15% dos eleitores do ex-prefeito, voltou aos 13%.
A vantagem de Serra sobre Marta já foi muito maior. O auge aconteceu no final de junho, antes ainda da largada oficial da disputa, quando o tucano derrotava a prefeita por 62% a 29% -uma diferença de 33 pontos percentuais.
Agora em 11 pontos, a distância fica muito próxima do cenário registrado no final de agosto, quando o candidato do PSDB ganhava da petista por 12 pontos. No entanto, na época, Marta passava para o segundo turno na frente de Serra -34% a 30%.


Texto Anterior: ELEIÇÕES 2004
Marta e Serra continuam empatados

Próximo Texto: Troca de ataques não alterou rejeição de petista e tucano
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.