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CAMPANHA
Painéis com propaganda que ataca Serra (PSDB) ocupam espaços reservados pela Justiça Eleitoral ao ex-prefeito
Empresas atribuem a Maluf outdoors apócrifos
CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL
Três empresas de outdoors
-inclusive a maior da cidade-
informaram ontem ter recebido a
determinação de substituir, na
noite de terça, cartazes do candidato do PP, Paulo Maluf, pelo do
deficiente físico Alexandre Arêas.
Além disso, outra empresa -a
Companhia Paulista de Outdoors- enviou ao PSDB documento atribuindo a Maluf a ordem de colagem do material. Nos
outdoors, apócrifos, a imagem de
Arêas é acompanhado da inscrição "A campanha de Serra me
deu um calote".
Em decisão liminar concedida
ao PSDB, a Justiça Eleitoral determinou, anteontem, a retirada das
propagandas de outdoor que atribuem a Serra a pecha de "caloteiro", e proibiu novas veiculações.
O tucano já tinha conseguido direito de resposta na TV por propaganda semelhante.
De acordo com a decisão, o PP,
que foi mencionado na ação, deve
ser notificado, "embora não haja
segurança quanto à autoria que
lhe é imputada a respeito da confecção e afixação do material
questionado".
Maluf nega a autoria dos cartazes. Mas o presidente da Brasil
Mídia Exterior (BME), com cerca
de 1.600 pontos só na capital, Orlando Marques, conta que, no fim
da tarde de terça-feira, foi determinada a "troca de motivo" dos
cartazes de Maluf para a noite.
Como os 14 outdoors já faziam
parte de um pacote destinado a
Maluf, o comando da campanha
não pagou mais por isso. Segundo
Marques, foi uma gráfica -a
LMG- a porta-voz da ordem. A
gráfica nega.
Mesma história
Sua história confere com a do
gerente comercial da Satélite Painéis, Luiz Paulo Capodaglio. Com
uma diferença: segundo Capodaglio, foi o diretor comercial da
BME, Fernando Rodovalho,
quem reservou os espaços.
Anteontem, diz ele, a empresa
teve de substituir dez cartazes de
Maluf, sob o pretexto de que houve falha na impressão. Foi da empresa chamada Satélite o espaço
exibido ontem na Folha."Não sabia o teor do cartaz. Se soubesse,
não colaríamos."
De acordo com Capodaglio, foi
a BME a responsável pela distribuição dos cartazes. Essa é também a versão do presidente da
Novelli, Emílio Novelli. Ele diz ter
recebido às 17h30, da BME, a
orientação de troca de 11 cartazes.
Como não tinha funcionários escalados para o turno da noite, não
fixou os de Arêas.
"Sobre os outdoors de Maluf?
Não deu para ir à rua por não ter
quem colasse", disse ele, sugerindo que se procure a BME para obter informações.
Tanto Novelli como Capodaglio
associam a BME à campanha de
Maluf. Afirmando ser responsável pelos outdoors de campanha
de Marta Suplicy (PT), Marques
alega que o mercado vincula a
empresa a Maluf porque, há semanas, foi responsável pela distribuição de cartazes do PP.
Sem dobradinha
Marques também rechaça os
rumores de uma dobradinha entre Marta e Maluf contra Serra.
Segundo ele, "isso nunca entrou
na campanha do PT".
"Eles não pediram que fizéssemos nada dessa lambança. A única coisa que minha empresa fez
foi substituir, de última hora, o
material de campanha, para afixar nos pontos de Maluf", frisou.
A CPO, por sua vez, responsabiliza, no documento enviado ao
PSDB, a gráfica LMG Digital pela
impressão dos 28 cartazes afixados pela empresa. Como prova, a
CPO encaminhou ao partido duas
notas emitidas pela gráfica LMG.
Numa, declara a entrega de 98
cartazes com a inscrição "Maluf
-58% de aprovação". Em outra,
registra 28 cartazes com o calote.
Ainda ontem, um dos pontos de
exposição do outdoor -a cargo
da BME- era o da avenida Bandeirantes, 677. Segundo o site do
Tribunal Regional Eleitoral
(TRE), esse é um dos 59 espaços
destinados a Maluf na cidade.
No início da campanha, a Justiça Eleitoral fez um sorteio de 1.600
pontos entre candidatos para estas eleições. Cada postulante à cadeira de prefeito teve direito a 59.
Como quem não tem condições
de pagar pelo espaço -de pelo
menos R$ 900 por 14 dias- põe o
seu à disposição, pode haver um
novo sorteio entre eles.
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