Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Parapan

No topo, país tem maior vencedor da história

Nadador acumula 19 ouros, 11 no México

DE SÃO PAULO

Como no Rio-2007, o Brasil terminou o Parapan-Americano de Guadalajara no topo do quadro de medalhas.

Foram 197 pódios no total (81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze), à frente dos 132 dos EUA (51, 47 e 34) e dos 165 dos anfitriões (50, 60 e 55).

O evento do México também consagrou o nadador brasileiro Daniel Dias, 23. O atleta ganhou 11 ouros em Guadalajara, que, somados às oito medalhas douradas de 2007, o fazem o maior vencedor da história do Parapan.

"Tinha expectativa em conquistar essas medalhas, mas não sabia se ia acontecer pois também dependia dos revezamentos", disse Dias, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita.

Depois de Dias, o atleta com mais ouros em Guadalajara foi o também nadador André Brasil, com seis.

Brasil, que teve poliomielite aos três meses e ficou com uma pequena sequela na perna esquerda, já tinha conquistado quatro ouros, uma prata e um bronze em 2007.

O Brasil encerrou sua campanha no Parapan de Guadalajara com o ouro no futebol de 5 (para cegos) ao derrotar ontem a Argentina na decisão, por 1 a 0, na prorrogação.

O judô (para deficientes visuais) rendeu duas medalhas no último dia de competições. Karla Ferreira conquistou o ouro na categoria até 48 kg, e Magno Marques ficou com a prata até 66 kg.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.