Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Poupado

Corinthians tem mais uma vitória no STJD, que não puniu o time no Brasileiro

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians não tem do que reclamar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que tanto aparece em momentos decisivos do Campeonato Brasileiro.

O tribunal adiou o julgamento do atacante Emerson, que estava marcado para ontem. Na prática, garantiu a escalação do corintiano no duelo contra o Figueirense, domingo, em Florianópolis.

Pode ser o jogo do título, caso o Corinthians (líder com 67 pontos) vença, e o Vasco (vice, 65) não consiga ganhar do Fluminense (62).

Emerson seria julgado pelo Pleno do STJD (segunda instância, por ter pisado no rosto de Daniel, do Avaí, em jogo realizado em 30 de outubro, no Pacaembu).

No lance, o atacante levou apenas cartão amarelo. Dias depois, no primeiro julgamento, foi punido com gancho de um jogo pelo STJD.

O Corinthians recorreu, conseguiu um efeito suspensivo e assim pôde escalar o atacante contra Atlético-PR, Ceará e Atlético-MG.

O novo julgamento de Emerson será no dia 1º de dezembro, o que pode tirá-lo da última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, no Pacaembu.

Se isso ocorrer, será a primeira vez no torneio que o Corinthians terá um desfalque por causa do STJD.

O time teve cinco expulsões no Nacional. Nos cinco casos, a pena aplicada foi de no máximo um jogo de suspensão, a mesma que já seria cumprida automaticamente, independentemente do julgamento no STJD.

O advogado João Zanforlin, que defende o Corinthians na esfera esportiva, não foi localizado ontem.

Boa parte da "invencibilidade" do time do técnico Tite nos tribunais também se deve ao "fair play" demonstrado ao longo do torneio.

Segundo o Datafolha, o Corinthians é o time que faz menos faltas por jogo -15,9.

O Cortitiba lidera o quesito com 21,2. O Vasco, principal rival na briga pelo título, faz 17,8 faltas por partida.

O Corinthians é ainda a equipe que menos leva cartões amarelos: 71, em 36 rodadas. O Inter tomou 107.

Por outro lado, é o segundo time que mais apanha, sofre 20,9 faltas por partida.

"Sempre insisto nisso, na ideia de tentar o desarme sem fazer a falta", diz Tite. "Porque você desmoraliza o adversário quando toma a bola sem dar porrada." O técnico aplica "punições verbais" a quem se excede em faltas ou reclamações com os árbitros.

O Corinthians vai a Florianópolis com cinco jogadores pendurados com dois cartões amarelos: os titulares Leandro Castán, Ralf, Danilo e Willian, além de Chicão, que nem no banco tem ficado. Quem tomar o terceiro não poderá enfrentar o Palmeiras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.