Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ligeirinho

Em ano perfeito, Vettel faz sua 15ª pole na temporada, supera Mansell e coroa bicampeonato com recorde de largadas em 1º

FERNANDO ITOKAZU
SANDRO MACEDO
TATIANA CUNHA
DE SÃO PAULO

Se ainda faltava alguma marca para que Sebastian Vettel coroasse a temporada em que reinou quase absoluto na F-1 já não falta mais.

Ao cravar a pole para o GP Brasil, prova que encerra hoje o Mundial de 2011, a partir das 14h (de Brasília), o alemão tornou-se o piloto a largar mais vezes em primeiro em uma única temporada.

Foram 15 vezes no primeiro lugar do grid, uma a mais que a marca anterior, de Nigel Mansell, estabelecida na temporada de 1992, quando o inglês guiava um Williams.

Como naquele ano o Mundial tinha 16 etapas, o aproveitamento do inglês foi de 87,5% das classificações.

No caso de Vettel, a porcentagem é de 78,9%, já que foram 19 os classificatórios realizados neste ano.

"É até difícil para mim falar neste momento", afirmou o piloto da Red Bull, pouco depois de conquistar a 30ª pole position de sua carreira.

"Meus mecânicos brincam comigo e perguntam onde fica o bolso em que eu escondo os décimos a mais que consigo nas classificações, mas a verdade é que não tem um segredo", explicou Vettel.

"Não é fácil tirar 100% do carro no fim da classificação porque sempre tem um pouco de pressão, mas ao mesmo tempo existe a adrenalina de precisar dar uma volta boa."

O alemão viu seu companheiro de equipe, Mark Webber, classificar-se em segundo e assegurar pela sétima vez nesta temporada a primeira fila para a Red Bull -Jenson Button, da McLaren, sai na terceira posição hoje. Hamilton (McLaren) e Alonso (Ferrari) vêm logo atrás.

A posição da dupla da Red Bull foi a tônica do Mundial, já que Vettel saiu em primeiro 15 vezes e Webber, apenas três. Apesar da segunda posição, o australiano disse ter esperanças de alcançar seu primeiro triunfo do ano em Interlagos (Vettel já ganhou 11).

"A previsão é de que chova então a corrida deve ser emocionante. Para as pessoas assistindo deve ser emocionante, mas para nós isso deve significar mais alguns cabelos brancos na cabeça", brincou.

O desempenho da dupla mereceu os elogios do chefe da Red Bull, Christian Horner.

Com seu segundo Mundial de Construtores assegurado desde o GP da Coreia, em grande parte graças ao domínio de Vettel em 2011, o inglês elogiou o jovem bicampeão.

"A marca de 15 poles numa mesma temporada é uma conquista incrível do Sebastian. Um novo recorde na F-1 e muito mais do que merecido", declarou o dirigente.

"Sebastian dividiu esta marca com Nigel Mansell por duas semanas e agora pôde, enfim, colocar uma série de nomes ilustres do esporte atrás do seu nesta lista. Grande conquista", disse Horner.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.