Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NBA

Após acordo preliminar, liga deve ter início no Natal

Campeonato mais curto terá 16 rodadas a menos

DE SÃO PAULO

Após 149 dias de impasse, dirigentes da NBA e jogadores chegaram a um princípio de acordo para por fim ao locaute (greve dos patrões).

Se o acordo se concretizar, uma temporada regular de 66 rodadas 16 a menos que o normal deve ter início no Natal. Detalhes financeiros do plano não foram divulgados.

"Chegamos a um entendimento ainda incipiente e sujeito a uma variedade de aprovações complexas", disse David Stern, comissário da NBA, ontem após a reunião com os jogadores que se estendeu por cerca de 15 horas.

"Mas estamos otimistas de que tudo dará certo e que a temporada irá começar em 25 de dezembro, com três jogos", completou Stern. Segundo ele, o período de treinos e agenciamento deve ter início em 9 de dezembro.

A liga diz ter perdido US$ 300 milhões na temporada passada e exigia uma redução na fatia de lucro dos jogadores, que, pelo acordo anterior, era de 57%. "Sempre foi nosso objetivo chegar a um acordo que fosse justo para os dois lados e nos permitisse voltar a jogar o mais cedo possível. Levou tempo."

Segundo ele, o plano seria apresentado ao comitê de relações trabalhistas dos proprietários ainda ontem. Já os jogadores terão que reorganizar seu sindicato, dissolvido como estratégia judicial, o que pode levar até dez dias.

Resta saber também como será a participação dos atletas no torneio olímpico de basquete. Pelo anunciado, o campeonato pode se estender até junho. Londres abre a Olimpíada em 27 de julho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.