Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Noves fora

Participação na empresa 9ine e patrocínios pessoais viram obstáculo para Ronaldo assumir cargo de embaixador da Copa do Mundo de 2014

EDUARDO OHATA
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O status de Ronaldo como sócio da empresa de marketing 9ine e seus patrocínios pessoais tornaram-se o maior obstáculo no caminho de sua nomeação ao cargo de embaixador da Copa de 2014.

Garoto-propaganda da Claro, o ex-jogador do Corinthians terá que vender uma empresa concorrente no Mundial. A Oi é patrocinadora do evento e poderá usá-lo em suas ações de marketing.

Além do conflito entre as telefônicas, Ronaldo terá que convencer outro patrocinador pessoal a abrir espaço.

O atual empresário tem parceria com a Ambev. E ele já renovou o seu contrato com a empresa até a Copa-2014.

Apesar de ser patrocinadora do Mundial, com as marcas Budweiser e Brahma, a empresa pode usá-lo em peças publicitárias do Guaraná.

O refrigerante é concorrente da Cola-Cola, mais antiga parceira da Fifa em Copas. Ontem, Ronaldo passou o dia negociando com parceiros para obter a liberação.

Recentemente, o ex-jogador intermediou a negociação da Procter & Gamble com o Flamengo. A empresa é patrocinadora da CBF e da Fifa.

Além de negociar com os seus parceiros, Ronaldo discutia se permanecia ou se licenciava da empresa.

Atualmente, o principal foco da 9ine é o gerenciamento da imagem de atletas, como os jogadores santistas Neymar e Ganso e o lutador de MMA (artes marciais mistas) Anderson Silva. A firma faz captação de patrocínios.

No entendimento de concorrentes, ficará configurado o conflito de interesses se o ex-jogador, de fato, assumir o cargo no Comitê Organizador Local para se tornar a "cara" do Mundial de 2014.

Na Soccerex, principal feira de negócios de futebol, concorrentes da 9ine apontavam ser impossível ele conciliar eventuais atividades no COL com a sua carreira no marketing esportivo.

Para reforçar essa argumentação, eles salientavam que a WPP, uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo, com interesses em Copa do Mundo e Olimpíada, é sócia da 9ine.

As assessorias jurídicas de Ronaldo e do comitê trabalham nesse assunto para tentar viabilizar um contrato.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) acredita que o que tem potencial mesmo para prejudicar Ronaldo é a proximidade com Teixeira.

"Ricardo está sendo esperto, procurando alguém com imagem positiva, nacional e internacionalmente, com visão, experiência, respeito e credibilidade. Isso não faz bem à imagem do Ronaldo."

Quando passou a considerar a proposta do COL com seriedade, Ronaldo comentou que pediria autonomia para agir e que não queria se transformar em "boi de piranha".

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.