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Insuficiente

Com arenas fechadas para obras, campeonato empolgante, o primeiro completo sem Maracanã e Mineirão, não impede baixa média de público

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

O Campeonato Brasileiro mais empolgante dos últimos tempos não foi suficiente para atrair mais torcedores.

A média de público do Nacional, que termina amanhã, é de apenas 14.858 pagantes -com casa cheia em boa parte das dez partidas finais, o número pode melhorar.

Mas ainda fica muito aquém do que já atingiu, como em 2009, quando a média bateu na casa dos 17 mil.

A principal explicação é a mesma dada no segundo turno do ano passado: o fechamento das principais arenas do país, todas em reforma.

A edição de 2009, por sinal, foi a última em que os principais e maiores estádio do país foram utilizados durante todo o torneio.

Sem Maracanã e Mineirão, clubes de Minas e do Rio penam para atrair seus torcedores. Os estádios substitutos, em Sete Lagos, Uberlândia e o Engenhão, além de menores, não caíram no gosto dos mineiros e dos cariocas.

Em Porto Alegre, o Beira-Rio, parcialmente em obras, diminuiu sua capacidade de 55 mil para 40 mil pessoas.

Aliado a isso, em São Paulo, está o fechamento do Parque Antarctica e, mais uma vez, o desdém geral dos times paulistas, capitaneados pelo Corinthians, pelo Morumbi.

Mesmo assim, foi na arena são-paulina o maior público do campeonato: 63 mil pagantes na derrota do São Paulo para o Flamengo.

O Palmeiras perambulou por Pacaembu, Canindé e Arena Barueri. A péssima campanha no segundo turno foi o suficiente para fazer seus jogos mais vazios.

A maior média é do Corinthians, favorito ao título: quase 29 mil pagantes, sempre em jogos no Pacaembu, palco da decisão de hoje.

O Vasco, que também quer a taça, atraiu, em média, pouco mais de 15 mil pagantes.

Curiosamente, mesmo com a oscilação negativa da média de público, a arrecadação com as bilheterias subiu.

Na edição do Brasileiro do ano passado, cada partida arrecadava, em média, R$ 297 mil. Neste ano, os borderôs cravaram arrecadações de R$ 306 mil, em média.

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