Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Redenção

Corinthians sofre com eliminação, ameaças da torcida e crises em 2011, mas pode pagar, hoje, sua dívida com título brasileiro diante do Palmeiras

Ricardo Nogueira/Folhapress/Brasil - São Paulo - SP
O técnico Tite durante treino do Corinthians realizado no CT Joaquim Grava.
O técnico Tite durante treino do Corinthians realizado no CT Joaquim Grava.

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians tem uma dívida com sua torcida. A ser paga hoje, 17h, no Pacaembu, contra o maior rival.

Se não perder, conquistará seu quinto Campeonato Brasileiro. Se for derrotado, ainda assim pode ser campeão, desde que o Vasco não ganhe do Flamengo no Rio.

O Corinthians sofreu e fez sofrer em 2011. Caiu na Libertadores, perdeu o Paulista, se despediu de Ronaldo, mal pôde contar com Adriano.

Imune a tudo isso, chega à última rodada do Nacional como favorito, dois pontos à frente do Vasco -70 a 68.

Perder o título hoje para o arquirrival será tão ou mais doloroso do que foi ter sido rebaixado há quatro anos.

A dívida contraída em 2 de dezembro de 2007 foi multiplicada em 2 de fevereiro deste ano, quando o Corinthians protagonizou o maior vexame de um clube brasileiro na história da Libertadores.

Houve invasão ao CT, muros pichados, carros destruídos, cabeças pedidas e ameaças de todo tipo. Camisas e bandeiras do Tolima -o algoz no torneio continental- passaram a ser vistas nos jogos contra os rivais paulistas.

O clube perdeu R$ 12 milhões em bilheteria, cotas de TV e prêmios. O Corinthians virou piada, mas sobreviveu.

O Vasco também. Após o pior início de ano da história, trocou de técnico e ganhou a inédita Copa do Brasil.

Sofreu com o AVE (acidente vascular encefálico) de Ricardo Gomes, acertou ao efetivar o auxiliar Cristóvão Borges. Também pode ser pentacampeão brasileiro hoje.

Enquanto o Vasco avançava na Copa do Brasil, o time de Tite conseguia a mais impressionante arrancada da história do Brasileiro: nove vitórias e um empate, 28 pontos em 30 disputados.

Assumiu a liderança na sétima rodada, e desde então só ficou fora do topo em cinco delas. Sempre esteve na zona de classificação à Taça Libertadores de 2012.

Graças ao início impressionante e à incompetência dos adversários, que desperdiçaram pontos, o Corinthians pôde vacilar no Brasileiro.

Em vários momentos, esteve à beira da crise -ou até mergulhado nela. Perdeu clássicos seguidos para Palmeiras e Santos. Caiu ante o lanterna América-MG quando se esperava que fosse disparar na liderança do torneio.

Saiu meia dúzia de vezes vaiado do Pacaembu, onde foi batido por Cruzeiro, Santos, Figueirense e Botafogo, onde só não penou contra Atlético-GO e São Paulo.

É o time que mais venceu partidas, 21, com 17 delas pela diferença mínima de gols. A regra em 2011 foi sofrer. Hoje não será diferente.

NA TV

Corinthians x Palmeiras

17h Band, Globo (para SP), SporTV

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.