Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internado, Sócrates está em estado grave

FUTEBOL Após infecção alimentar, ex-jogador sofre choque séptico, vai para UTI e respira por aparelhos

ADRIANO WILKSON
DE SÃO PAULO

Uma bactéria contraída durante um almoço caiu na corrente sanguínea do ex-jogador Sócrates, 57, e provocou um choque séptico. Ele foi internado e o seu estado de saúde se agravou ontem.

Foi o terceiro dia de internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, onde o ídolo corintiano encontrava-se sedado e respirando por aparelhos. Essa é sua terceira internação em quatro meses.

Na quinta-feira, Sócrates, sua mulher e um amigo almoçaram juntos um prato de estrogonofe em São Paulo.

Os três se sentiram mal, mas a infecção alimentar se tornou grave apenas no organismo do ex-jogador, que já estava debilitado por antigos problemas de saúde.

Em nota, os médicos que o assistem informaram que Sócrates passa por um tratamento dialítico, que consiste em um auxílio preventivo ao bom funcionamento de seus rins. Porém, os órgãos não teriam parado de funcionar.

Ontem, amigos e parentes do ex-atleta foram ao hospital onde ele está internado.

O jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, disse que a saúde de Sócrates esteve pior na madrugada de ontem. Com a medicação dada pelos médicos, Sócrates teria melhorado, afirmou Kfouri.

"A torcida por ele é maior do que toda a torcida do Corinthians", declarou o jornalista. "É maior porque é de todos os brasileiros."

Pelo menos três irmãos e dois filhos de Sócrates o acompanharam no hospital ontem. O ex-atacante Paulo Cézar Caju, que esteve junto a Sócrates no começo da "Democracia Corinthiana", também foi visitá-lo.

Caju, assim como a maioria dos amigos e parentes do capitão da seleção brasileira de 1982, evitou conversar com os jornalistas ontem.

A saúde de Sócrates é um foco de preocupação de amigos e admiradores há meses.

Em agosto, ele já havia sido internado na UTI por causa sangramento no sistema digestivo, decorrentes do consumo excessivo de álcool ao longo da vida.

Recebeu alta, mas, no mês seguinte, foi novamente internado com o mesmo problema. Ao todo, já passou quase 30 dias no hospital.

Ele deve ficar pelo menos 72 horas sob observação dos médicos, que não deram entrevista para detalhar o estado de saúde do ex-atleta.

Formado em medicina, atualmente Sócrates trabalha como comentarista na TV Cultura e é colunista do jornal "Agora São Paulo", que pertence Grupo Folha. Ele é pai de seis filhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.