Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil vence Japão e leva vaga olímpica

VÔLEI

No último jogo da Copa, time masculino se garante em Londres-12

DE SÃO PAULO

Foi como um suspiro de alívio. Após o fiasco da seleção feminina, que terminou em quinto lugar na Copa do Mundo, a masculina conseguiu, no último jogo, cumprir uma de suas metas no Japão: uma vaga antecipada para a Olimpíada de Londres-2012.

Após a vitória da Itália sobre o Irã por 3 sets a 1, o Brasil podia perder até um set para os japoneses que conseguiria a classificação olímpica.

Não perdeu nenhum. Por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/22), o time brasileiro bateu os anfitriões do torneio e assegurou a medalha de bronze na Copa, o que lhe garantiu a vaga para os Jogos de 2012.

O duelo contra o Japão foi o terceiro e último dos três jogos que o Brasil precisava vencer para atingir a meta. Ao fim da terceira fase, a equipe de Bernardinho estava só na quarta colocação e já acumulava três derrotas -para Itália, Cuba e Sérvia.

"Tivemos que controlar a pressão e a ansiedade de ter que enfrentar Irã, Polônia e Japão sem poder errar. Foram três jogos com a corda no pescoço, mas garantimos a vaga olímpica", disse o levantador Bruno, peça fundamental para a virada diante da Polônia, vice-campeã da Copa.

Alguns jogadores lamentaram não terem conseguido defender o título na competição -o Brasil foi campeão das duas últimas edições.

"É claro que gostaríamos de sair daqui com o título, mas, já que não deu, a classificação foi muito importante", afirmou o central brasileiro Sidão, eleito o melhor jogador contra o Japão, após anotar 15 pontos.

O título ficou com a Rússia, que, restando sete meses para a Olimpíada, firma-se como uma das maiores favoritas à medalha de ouro em Londres-2012. Além do troféu na Copa do Mundo, os russos também ganharam neste ano a Liga Mundial, após baterem o Brasil na decisão.

Numa espécie de final da Copa do Mundo -o torneio é disputado em pontos corridos-, a Rússia bateu a Polônia ontem por 3 sets a 2 (25/23, 23/25, 25/22, 17/25 e 17/15). Com a derrota, os poloneses, que já tinham assegurado a vaga olímpica, terminaram o torneio em segundo lugar.

Ao fim do torneio, o meio de rede do Brasil Lucas reconheceu que a equipe precisa trabalhar muito para chegar bem à Olimpíada.

"Não fomos regulares [na Copa do Mundo]. Fizemos grandes jogos e, ao mesmo tempo, cometemos muitos erros em outros", disse Lucas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.