Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barça busca estender sua supremacia

MUNDIAL DE CLUBES
Time joga para ser primeiro bicampeão da Fifa

DOS ENVIADOS A TOYOTA

Agora quem dá bola é o Barcelona. Se o Real Madrid foi oficialmente o melhor clube do século 20, o time catalão busca abrir vantagem no século 21 a partir de hoje, quando enfrenta o Al Sadd, do Qatar, que estreia no Mundial de Clubes da Fifa.

Desde que a Fifa passou a realizar a competição, o Barcelona joga pela terceira vez o torneio. Venceu uma e perdeu a outra. Agora, pode aproveitar seu predomínio recente na Europa para se tornar o primeiro bicampeão.

O Real Madrid, que entre 1998 e 2002 jogou três vezes o Mundial e ganhou duas, jamais venceu o torneio com a chancela da entidade.

"Não faz falta lembrar a dificuldade que é estar aqui", afirmou ontem Iniesta, um dos pilares da equipe catalã.

Há só dois anos o Barcelona faturou o primeiro Mundial de sua história, algo que faltou no currículo vitorioso do clube no século 20.

"É uma motivação jogar o Mundial depois das lesões. Volto aqui depois de, há dois anos, não jogar a final por contusão", disse Iniesta.

Segundo o técnico Josep Guardiola, o Barça só poderá ser chamado de melhor time do planeta se vencer o Mundial. Ele teme que a longa viagem da equipe prejudique o rendimento. "A preocupação é o jet lag, estamos aqui há poucos dias, e tem jogadores acordando à três horas da madrugada", afirmou.

Guardiola não mostra preocupação, porém, com a fase não muito produtiva de David Villa, negando a informação de que ele possa ser negociado com um clube inglês.

A maior aposta do Barça continua sendo Messi, autor do gol do título contra o Estudiantes em 2009 nos Emirados Árabes Unidos. Ele pode igualar uma façanha de Pedro em 2009 se anotar um gol hoje -terá assim balançado as redes em seis competições diferentes no ano.

Em 2011, ele fez gols na Copa dos Campeões (6), no Espanhol (31), na Copa do Rei (6) e nas Supercopas da Europa (1) e da Espanha (3).

O time catalão vem de vitória sobre o Real Madrid por 3 a 1. O técnico do Al Sadd, o uruguaio Jorge Fossatti, brincou dizendo que o Barcelona poderia poupar titulares hoje, porém não será atendido.

O Barça quer o mundo para ganhar o século. (LEONARDO LOURENÇO E RODRIGO BUENO)

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.