Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Santos se destaca pelo segundo ano seguido e ameaça Palmeiras

DE SÃO PAULO

A era Neymar catapultou o Santos para bem perto do topo do Ranking Folha em apenas dois anos. Mais uma temporada de sucesso e o clube de Pelé chegará pela primeira vez ao Top 3 da lista.

Se em 2010 o Santos foi o segundo time que mais pontuou no ranking, acumulando 25 pontos entre Copa do Brasil e Paulista, neste ano o time sobrou na frente de todos ao abocanhar 70 pontos entre Libertadores, Paulista e também o vice no Mundial.

Só na era Pelé o Santos fez tantos pontos numa mesma temporada como agora.

O Santos tem hoje apenas 29 pontos para tirar do Palmeiras, clube grande do Brasil que mais pena no século 21 -somou apenas dez pontos nesse período por conta do título no Paulista de 2008.

A ascensão santista rumo ao topo do Ranking Folha já teve um impulso no ano passado, quando foi aumentada a pontuação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa depois da unificação dos títulos nacionais. Também ganhou um vice do Paulista a mais após a revisão histórica da lista.

Se o Ranking Folha simplesmente desse os mesmos pontos que concede pelo Brasileiro (25) para a Taça Brasil e para o Robertão, o Santos já estaria à frente do Palmeiras -seriam 859 pontos contra 855 do rival alviverde.

Desde a criação do Ranking Folha, a Taça Brasil foi tratada como equivalente à Copa do Brasil -disputas de tiro curto, restritivas, que usam Estaduais como classificatórios e levam à Libertadores.

O Robertão, por sua vez, foi uma ampliação do Rio-São Paulo, uma disputa também restritiva, sem acesso e descenso. Por isso não tem o mesmo peso de um Campeonato Brasileiro na lista.

(RBU)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.