Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Azul e grená

Barcelona faz temporada internacional perfeita, confirma ascensão na era Messi e Guardiola e já coloca em risco o líder Milan no Ranking Folha

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

Se o Barcelona tivesse começado a disputar competições apenas na temporada 2005/06, já estaria no top 20 do Ranking Folha do Futebol Mundial e à frente de todos os clubes brasileiros, exceção feita a São Paulo e Santos, tricampeões da Libertadores.

A era Messi transformou o time catalão no maior fenômeno da parte nobre da lista que avalia as conquistas internacionais dos times ao longo dos tempos. De equipe intermediária no top 100, passou rapidamente para o quarto posto, perto do Real, o "melhor time do século 20".

O arquirrival de Madri não soma pontos para o ranking desde 2002, quando ganhou pela última vez um Mundial, ainda no formato antigo. Desde a criação do ranking internacional, em 2003, o tradicional clube merengue zera.

Para aumentar o terror madridista, o Barça acumula 390 pontos desde 2006, um recorde que deriva de dois Mundiais de Clubes, três Copas dos Campeões e ainda duas Supercopas da Europa.

Em 2011, assim como em 2009, a temporada internacional foi perfeita. Com o técnico Josep Guardiola no comando, o time ganhou 13 de 16 títulos possíveis no geral, incluindo o Mundial, algo que faltava na vasta galeria de troféus do clube espanhol.

Caso tenha em 2012 mais uma temporada com três títulos internacionais oficiais, o Barça potencialmente irá superar o Boca Juniors (a menos que este ganhe a Libertadores na volta ao torneio) e estará a só 65 pontos do topo.

O uruguaio Peñarol voltou enfim à final da Libertadores e a somar pontos no ranking, mas mesmo assim cedeu seu lugar anterior para o Barça.

O líder, Milan, e o vice-líder, Real Madrid, ainda estão na briga pelo troféu de mais uma Copa dos Campeões, mas lutam contra o grande favoritismo do time catalão, máquina que parece incansável na conquista de títulos.

O inglês Manchester United, que de novo caiu ante o Barça numa final continental, ganhou 40 pontos e duas posições. O Porto, campeão da Liga Europa em final lusitana contra o Braga, manteve-se em 20º lugar -perdeu a Supercopa para o Barça.

Fora da Europa, outros clubes que integram o top 100 também acumularam pontos e confirmaram a boa fase.

A equatoriana LDU, após mais uma final continental (foi vice da Copa Sul-Americana), chegou a 170 pontos, subindo agora para 28º.

O congolês Mazembe, fantasma do Internacional, não ganhou posto, mas foi bicampeão da Supercopa africana.

Já outro africano, o Espérance, da Tunísia, saltou do 67º lugar para a 54ª posição após o título continental -superou, entre outros, Corinthians, que tem mais uma chance em 2012 de conquistar a sonhada Libertadores.

Na temporada 2011, nenhum time novo entrou na elite do Ranking Folha do Futebol Mundial Mundial, que tem 11 clubes brasileiros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.