Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Santos 1

Autor do gol mais bonito da temporada, Neymar descarta meta de ser melhor do mundo, mas espera voltar à Suíça em 2013

DO ENVIADO A ZURIQUE

Neymar pegou a bola quase no meio-campo, livrou-se de dois rivais, tabelou, deu um drible da vaca em Ronaldo Angelim e tocou suave na saída do goleiro. Perdeu de 5 a 4 na Vila, mas fez o gol mais bonito do mundo de 2011.

"Eu não esperava fazer o gol quando arranquei, mas foi um dos meus mais belos. Estou muito feliz por ter vencido o prêmio", declarou Neymar, 19, à Folha com o prêmio Puskas da Fifa nas mãos.

O santista integrou a lista inicial de 23 finalistas ao prêmio de melhor jogador do ano. Acabou ficando em décimo lugar. E teve como honrosa consolação o troféu de gol mais belo da temporada, que quase ganhou em 2010.

"É maravilhoso só estar aqui, sendo citado entre os melhores do mundo. É uma honra muito grande estar do lado de Rooney, Piqué, Iniesta, Messi", afirmou.

Ele venceu eleição na internet que coletou mais de 1,3 milhão de votos só no último mês. Sobre um dia ser o melhor do mundo e, enfim, desbancar Messi, Neymar mantém os pés no chão e uma parte da cabeça na Europa.

"Não traço melhor do mundo como meta, quero jogar os melhores campeonatos do mundo e quero vencer sempre. Caso ocorra de ser o melhor do mundo, será consequência do meu trabalho."

Ele planeja para 2012 "apenas" obter o direito de voltar a Zurique para a premiação da Bola de Ouro. "Espero que eu possa participar da festa novamente", declarou.

O ex-atacante Ronaldo, que entregou o prêmio a Messi, disse que é "egoísmo" Neymar não jogar na Europa.

"Ele tem um talento muito grande para ficar só no Brasil. É egoísmo. É talento que a gente tem que exportar e fazer com que domine o mundo, que seja o dono do mundo jogando a bola que joga."

No palco, Neymar falou pouco e baixo, dizendo-se fã de Messi e Rooney. "Dedico o troféu a Deus, e depois, à minha família e aos companheiros", disse o santista à Folha, mais à vontade do que diante das câmeras. (RBU)

Folha.com
Assista ao gol de Neymar contra o Flamengo que lhe rendeu prêmio ontem
folha.com/no1031894

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.