Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tostão

Neymar, abra o olho

Neymar está em milhares de comerciais e em todos os lugares. Preocupa-me essa exposição

Quando Neymar fez seu primeiro gol no time titular do Santos, o ótimo narrador do Sportv, Milton Leite, disse que era um gol histórico. Achei, no momento, um exagero. A partida continuou, e entendi seu entusiasmo.

Depois do jogo, escrevi que ficara tão impressionado com Neymar, como, em outras épocas, ao assistir às primeiras partidas de grandes craques, como Ronaldo, Romário e outros. Neymar ainda não está entre os grandes da história, mas tem tudo para estar.

Na terça-feira, com o título: "Vai embora, Neymar", Lúcio Ribeiro, com ótimos argumentos, escreveu que era a hora de Neymar ir para a Europa. Ronaldo e Rivaldo têm a mesma opinião. Escrevi várias vezes sobre minha dúvida sobre isso. Após a partida entre Santos e Barcelona e da crônica do Lúcio, desci do muro.

Neymar, se jogar ao lado de grandes craques e contra os melhores zagueiros e defesas, que não deixam tantos espaços entre os volantes e os defensores, terá muito mais chance de evoluir, embora corra mais riscos. Os grandes talentos precisam enfrentar grandes dificuldades para se tornarem grandes craques.

Repito, o principal compromisso de um artista é com sua arte, em ser sempre melhor, e não com a fama, com o dinheiro nem com os "patriotas".

Dizer que, na Europa, Neymar terá mais funções táticas, o que poderia prejudicá-lo, é um chavão inverídico e ultrapassado. Os grandes jogadores -Garrincha foi exceção-, desde os anos 1960, atuam melhor e se tornam mais criativos quando têm funções a cumprir. Sentem-se mais seguros. Os técnicos brasileiros são, hoje, tão táticos quanto os da Europa.

Ao lado e contra grandes craques, saberemos também até onde vai o extraordinário talento de Neymar. Ele será um craque, como já é, ou mais que isso, será um habitual candidato a melhor do mundo?

O motivo principal de Kaká não fazer sucesso no Real Madrid não é sua forma técnica e física. É a disputa com outros jogadores do mesmo nível. Kaká já tem condições de ser estrela da seleção e de qualquer time, fora Real e Barcelona.

Neymar vive uma lua de mel com o sucesso, sempre simpático e festivo. Preocupa-me essa megaexposição. Neymar está em vários comerciais e em todos os lugares. Só falta aparecer no Big Brother, se já não foi.

Neymar parece não saber a diferença entre o público e o privado nem que a sociedade do espetáculo tem pressa em promover, consumir, trocar e descartar seus ídolos. Neymar, abra o olho!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.