Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Futebol Americano

Técnico lendário envolvido em escândalo sexual morre nos EUA

DE SÃO PAULO - Reconhecido como um dos maiores treinadores do futebol americano universitário dos EUA, o técnico Joe Paterno morreu ontem, aos 85 anos, vítima de câncer.

Paterno dirigiu, por 45 anos, o time da Penn State, uma das universidades que mais formaram atletas para a NFL (a liga profissional de futebol americano). Em novembro do ano passado, foi demitido durante as investigações de casos de abuso sexual cometidos por seu ex-auxiliar Jerry Sanduski.

Durante 15 anos, Sanduski teria molestado oito garotos. Em 2002, um outro membro da comissão de Paterno teria flagrado o auxiliar abusando de um menino nos vestiários.

Em depoimento, Paterno contou que foi avisado, reportou a situação a um superior, mas que ambos decidiram não relatar o caso à polícia.

Pouco após a demissão, que gerou comoção e protestos na universidade, a família de Paterno informou que ele tinha câncer de pulmão. Seu estado de saúde se complicou no final de semana e ele não resistiu.

O treinador, duas vezes campeão nacional, é o detentor do recorde de vitórias no esporte, com 409 triunfos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.