Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fim de férias

McLaren mostra carro e abre período de lançamentos e treinos para o próximo Mundial de F-1

DE SÃO PAULO

A F-1 começa hoje a mostrar a cara que terá em 2012.

Com um evento na fábrica de Woking, na Inglaterra, a McLaren abre a temporada de lançamentos dos modelos que serão usados neste ano e que culmina com os primeiros treinos coletivos da categoria a partir de terça-feira.

Até irem à pista em Jerez de la Frontera, na Espanha, outras sete equipes terão mostrado seus carros, entre elas Ferrari (na sexta-feira), a campeã Red Bull (na segunda) e Williams (na própria terça).

Se no regulamento deste ano as alterações não foram drásticas -as principais mudanças são a proibição do escapamento aerodinâmico e a exigência que os bicos dos carros sejam mais baixos para evitar acidentes-, fora das pistas as novidades são várias.

Do ano passado para este, nada menos que três equipes trocaram de nome. A Renault, que travou uma longa disputa judicial com a Lotus pelo direito de usar o nome acabou vencendo a batalha e neste ano passa a ser Lotus.

Já a Lotus virou Caterham. O time, que manteve o verde e amarelo na pintura de seu carro, foi o primeiro a mostrar seu modelo para 2012, na semana passada, com a distribuição de algumas poucas fotos de detalhes do CT01.

Outra equipe que terá nome diferente na temporada que começa com o GP da Austrália, em 18 de março, é a Virgin, que será agora Marussia.

Dos 13 times que estarão no grid da corrida de abertura em Melbourne, apenas a Williams terá um novo motor empurrando seus carros. O time, que até o ano passado usava os propulsores da Cosworth, deu um "upgrade" para 2012 e contará agora com os da Renault, os mesmos que equipam a bicampeã Red Bull, entre outras.

O grid da corrida australiana também verá novidades entre os competidores. Serão dois pilotos estreantes, dois em equipes diferentes e outros quatro que voltam à F-1.

Os franceses Charles Pic e Jean-Eric Vergne estreiam na categoria por Marussia e Toro Rosso, respectivamente.

Já Bruno Senna e Daniel Ricciardo estarão de uniforme novo em 2012. O brasileiro, que correu na Renault no fim do ano passado, se transferiu para a Williams, no lugar de Rubens Barrichello.

O australiano, que era piloto de testes da Toro Rosso e que foi emprestado à Hispania no ano passado, foi promovido a titular de seu time.

Dentre os que voltam à categoria estão o ex-campeão Kimi Raikkonen, que correrá na Lotus após dois anos disputando provas de Nascar e rali, o veterano Pedro de la Rosa (Hispania), Romain Grosjean (também na Lotus)e Nico Hulkenberg, que depois de um ano como reserva da Force India virou titular.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.