Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Luxemburgo cai, e time deve ter Joel

FLAMENGO Multa rescisória é de R$ 4 mi; clube deve acertar com ex-técnico, que pediu demissão do Bahia

BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC

Acostumado a regalias e privilégios nos clubes por onde passou, Vanderlei Luxemburgo viveu na pele, no Flamengo, uma de suas quedas mais complicadas.

O técnico assistiu a seu processo de fritura de longe, como não havia ocorrido nos três últimos times que comandara. Luxemburgo foi demitido do Palmeiras e do Atlético-MG e deixou o Santos após Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro assumir o clube.

A direção do Flamengo decidiu sobre sua saída anteontem -antes do jogo decisivo contra o Real Potosí pela Libertadores-, avisou os jogadores, mas não o comunicou.

Ontem, uma reunião entre a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, e a diretoria do clube selou sua demissão. A cúpula rubro-negra, no entanto, não queria deixar o time sem técnico.

Assim, o Flamengo intensificou os contatos com Joel Santana por meio de seu agente, Léo Rabello. E, só depois de alinhar a contratação de Joel, demitiria Luxemburgo. Joel ficou de sobreaviso até o meio da noite de ontem, quando foi oficializada a saída de treinador.

Enquanto isso, Luxemburgo não havia sido comunicado de nada e apenas acompanhava a movimentação sobre a sua própria demissão pela imprensa e pelos amigos.

Às 17h de ontem, o vice-presidente do Flamengo, Hélio Ferraz, dizia à Folha que não havia sido definida a demissão de Luxemburgo.

"Não tomamos nenhuma decisão definitiva", despistava. Questionado sobre se Luxemburgo treinaria a equipe hoje, contra o Olaria, Ferraz disse: "Por enquanto, sim. Ninguém da diretoria conversou com ele hoje [ontem]".

No fim da tarde de ontem, no entanto, Luxemburgo se reuniu com a direção do Flamengo na Gávea e foi informado de sua queda.

Após a reunião, Patrícia Amorim deu entrevista coletiva confirmando a saída do técnico. "Conversando com ele [Luxemburgo], percebendo o ambiente conturbado, coisas que observamos, vimos que os pensamentos eram divergentes. A conclusão foi o afastamento do treinador", disse a presidente.

A demissão do técnico, porém, vai custar caro.

Ele não abrirá mão de receber a multa rescisória do contrato, de R$ 4 milhões.

Dentro do Flamengo, a queda de Luxemburgo é explicada por uma série de problemas de relacionamento.

O ponto mais crítico dizia respeito a Ronaldinho, astro do time e defendido por quase todas alas do clube. Desafeto de Luxemburgo, o meia-atacante se tornou o fiel da balança para sua queda.

"São dois personagens do futebol brasileiro com gênios diferentes. Em algum momento fluiu bem, em outro momento teve dificuldade", disse a presidente flamenguista sobre a relação dos principais nomes da equipe.

O técnico travou também guerra com o vice-presidente de finanças Michel Levy.

O novo comandante do time deve ser Joel Santana, que pediu demissão do Bahia ontem à noite. O treinador era o nome preferido da diretoria.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.