Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem cobertura

Fase de grupos da Libertadores-2012 começa hoje fora dos pacotes de 70% dos assinantes de TV paga do Brasil devido a disputa bilionária

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Nunca a Libertadores em sua fase de grupos, que inicia hoje a edição 2012, teve tantos times brasileiros: seis. Só que vai ser difícil vê-los jogar na televisão.

Isso porque a Fox Sports, a única emissora que tem o direito de passar todos os jogos da competição, está fora das grades da Sky e da Net, que juntas detêm 70% dos cerca de 12 milhões de assinantes na TV paga do país.

O contrato da Fox Sports com as duas empresas ainda não foi assinado. Tanto Net quanto Sky dizem que estão negociando, mas não dão prazos para uma definição.

A nova emissora, que começou suas transmissões anteontem, só está no ar por enquanto em operadoras de menor representatividade.

As operadoras que já acertaram com a Fox Sports foram a Oi, a TVA e a Neo TV.

A Fox Sports não lançará mão de canais ligados ao mesmo grupo, como Speed e FX, para acomodar os jogos da Libertadores, como já fizera na primeira fase em partidas de Flamengo e Inter.

A empresa considera que fazer isso iria desvalorizar a sua própria marca.

Não existe sistema de pay-per-view na Libertadores.

Assim, a estreia do Fluminense, hoje, às 22h, contra o Arsenal da Argentina, no Engenhão, terá sua exibição restrita às operadores menores, que em alguns casos não colocaram o sinal do novo canal de esportes nos seus pacotes mais baratos.

A cúpula da Fox planeja passar todos os jogos da Libertadores. Alguns serão exibidos ao vivo, outros com atraso, já que, ao contrário do Sportv, que até o ano passado era quem transmitia o torneio na TV paga, não conta com canais alternativos.

TV ABERTA

Na TV aberta, a Globo tem direito a passar dois jogos por semana, às quartas-feiras.

A emissora carioca vai priorizar Corinthians e Flamengo. O Santos, por exemplo, atual campeão da Libertadores, deve ter só uma partida transmitida na Globo durante a primeira fase.

Nas redes sociais, já pipocam protestos pela falta da Fox Sports nas maiores operadoras do país -um abaixo-assinado pedindo a inclusão do canal na Sky tinha até a tarde de ontem a adesão de 3.000 pessoas.

O imbróglio que vai prejudicar a exposição dos times brasileiros, e suas marcas, tem como pano de fundo uma disputa bilionária.

Ao exercer seus direitos de exclusividade da Libertadores na TV fechada, a americana Fox feriu os interesses da Globo, dona do Sportv.

A emissora nega que tenha exercido sua influência para evitar que a Fox Sports entre nos pacotes da Net e da Sky, empresas que já controlou.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.