Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corte pune Contador por 2 anos

CICLISMO
Espanhol perde título da Volta da França e está fora de Londres-2012 por doping

DE SÃO PAULO

O espanhol Alberto Contador, 29, foi suspenso por dois anos pela Corte de Arbitragem de Esporte (CAS) por testar positivo em exame antidoping da Volta da França-2010, na qual se sagrou campeão.

O anúncio da sanção foi feito ontem pela União Ciclística Internacional (UCI).

A punição é retroativa a partir de 25 de janeiro de 2011 e inclui os cinco meses de 2010 em que o espanhol permaneceu sem competir, suspenso preventivamente.

Contador só poderá voltar às pistas em 6 de agosto, quando a suspensão se expira. Assim, a Espanha não contará com seu ciclista mais importante nos Jogos de Londres, a partir de 27 de julho.

Ele também está fora da Volta da França e da Volta da Itália deste ano, duas das mais tradicionais provas do calendário internacional.

Os troféus de 2007 e 2009 na França, no entanto, permanecem imaculados no currículo do atleta espanhol.

O ciclista pode recorrer ao Tribunal Federal Suíço. "Mas o recurso não terá efeito sobre a sanção, a menos que o tribunal especifique", disse Matthieu Reeb, secretário-geral da corte de arbitragem.

Análise da amostra da urina de Contador, feita após um dia de descanso da Volta da França, em julho de 2010, continha o anabolizante clembuterol. O ciclista alegou ter sido contaminado após ingerir carne de vaca.

A UCI deve declarar o luxemburguês Andy Schlek campeão da França em 2010.

"Diferentemente de certos países, principalmente fora da Europa, a Espanha não é conhecida pela contaminação por clembuterol em carne de vaca", declarou em comunicado a CAS.

"Contador apresentou justificativa pela presença da substância, e, de fato, é possível. Mas no cenário em que nos encontramos, é improvável que tenha sido o caso de se contaminar com comida, após análise das evidências pela CAS", afirmou Reeb.

A UCI e a Wada (Agência Mundial Antidoping) compartilham da tese de que Contador se submeteu ao doping por meio de transfusão de sangue e também consumo de substância proibida.

"Ao rejeitar o argumento da defesa de Alberto Contador, a decisão de hoje [ontem] confirma a posição da UCI", afirmou em nota a União Ciclística Internacional.

A entidade internacional havia apelado à CAS após a decisão da Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), que absolvera o ciclista de seu país em 2011.

"É um dia triste para nosso esporte", comentou Pat McQuaid, presidente da UCI. "Alguns poderiam pensar que ganhamos, mas não é a verdade, em absoluto. Quando se fala de doping, nunca há um ganhador", emendou.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.