Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bicudos

Novidade mais marcante nos carros da F-1 em 2012, 'degrau' tem segurança como principal motivação

DE SÃO PAULO

Primeiro, foi a Ferrari. Depois, vieram Force India, Lotus, Red Bull, Sauber, Toro Rosso, Williams e Caterham.

À exceção do MP4-27 da McLaren, todos os demais carros já apresentados para a temporada da F-1 que começa no mês que vem têm um ponto em comum: um estranho degrau em seus bicos.

A novidade, que causou estranheza até entre dirigentes e membros de equipes, deve-se a uma mudança no regulamento para este Mundial.

Para aumentar a segurança dos pilotos, a FIA decidiu baixar a altura dos bicos na tentativa de diminuir a chance de alguém ser acertado no caso de um choque lateral.

Pela nova regra, a altura do chassi logo à frente do cockpit ainda pode ter, como antes, no máximo 625 mm em relação à altura do eixo do carro. Mas, a partir de 150 mm de onde fica o piloto, a altura tem de cair para 550 mm.

"Tentamos estilizar o bico do RB8 da melhor maneira possível, mas definitivamente este não seria um desenho que eu faria se não estivesse no regulamento", afirmou o projetista Adrian Newey, da bicampeã Red Bull. "Mantivemos mais ou menos o mesmo chassi do ano passado, mas tivemos que fazer o degrau logo depois do cockpit, o que deixou o bico 'ligeiramente' feio."

Apesar das reclamações de que os carros teriam ficado mais feios por causa da novidade, de acordo com Charlie Whitting, inspetor de segurança da FIA, a culpa por isso é das próprias equipes.

"Nós queríamos baixar toda a célula de sobrevivência para minimizar as consequências de uma batida lateral", explicou. "Mas alguns engenheiros reclamaram que, para isso, teriam de desenhar carros completamente novos para reacomodar os elementos da suspensão. Daí tivemos a ideia de mudar só a altura da frente do bico."

Este é justamente um dos motivos para apenas a McLaren ter optado por fazer uma queda gradual em seu bico e ficar com menos espaço para armazenar elementos do carro. Além disso, o dispositivo usado pelo time inglês faz com que o centro de gravidade do modelo seja mais baixo.

A "feiura" da maioria dos carros no grid fez até com que alguns diretores técnicos de equipes procurassem a FIA para tentar encontrar uma solução menos radical para o regulamento que diz respeito aos chassis para o Mundial de 2013.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.