Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Erros e acertos

Leão faz alterações na equipe, São Paulo se perde, abusa das falhas, e Corinthians vence o clássico antes da Libertadores

MARTÍN FERNANDEZ
RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

CORINTIHANS 1
Danilo, aos 22min do primeiro tempo
SÃO PAULO 0

Sem laterais direitos disponíveis, o técnico são-paulino, Emerson Leão, improvisou o zagueiro João Filipe, com 1,90 m de estatura, na posição.

Ele deixou um buraco no setor para domínio corintiano, não impediu um gol de cabeça do rival e foi expulso após não aguentar os dribles de atacantes rivais.

Sem três titulares, poupados -Emerson, Liedson e Alex-, o técnico do Corinthians, Tite, recorreu ao seu já testado esquema de três atacantes, abrindo Jorge Henrique e Willian nas pontas, com Élton no meio.

Seu time foi dominante no início. Danilo soube armar as jogadas, e Jorge Henrique desestabilizou os rivais.

As escolhas dos dois treinadores tiveram influência significativa para a vitória do Corinthians sobre o São Paulo no clássico no Pacaembu.

O resultado embala a equipe corintiana para a sua estreia na Libertadores, na quarta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.

Também serviu para o time alvinegro assumir a segunda posição no Paulista, com 17 pontos. O rival caiu para quarto, com 14.

Para isso, além do peso das decisões dos treinadores, também contribuíram erros e acertos dos jogadores.

A defesa são-paulina, por exemplo, atingiu uma altura média de 1,86 m com João Filipe. Mesmo assim, não foi capaz de impedir que Danilo, também com 1,86 m, subisse na pequena área para fazer, de cabeça, o gol corintiano.

Eram 22min do primeiro tempo de um jogo que já era dominado pelo alvinegro.

Não por acaso o goleiro Dênis fizera pouco antes uma defesa difícil após jogada que surgiu com Fábio Santos nas costas de João Filipe.

Foi por esse setor que Jorge Henrique aplicou duas jogadas de efeito sobre o zagueiro improvisado. Depois, já no segundo tempo, ele deu um pontapé no atacante corintiano e levou o vermelho. "Não fiz nada", alegou.

Os erros são-paulinos no ataque também impediram o empate, principalmente em lance decisivo ainda antes do intervalo da partida.

Primeiro, Rodholfo teve chance de fazer de cabeça com o gol vazio, mas Ralf salvou em cima da linha. Na sequência, Alessandro derrubou Lucas na área. Jádson cobrou a penalidade por cima.

Na volta para o segundo tempo, Leão não alterou a equipe. Só decidiu fazer três mudanças com o jogo já reiniciado. João Filipe ficou.

A expulsão do zagueiro levou Wellington para a lateral, o que melhorou a marcação são-paulina. O time até se lançou à frente, mas não foi capaz de empatar.

"A gente tinha possibilidade de empatar e até de virar o jogo", analisou Lucas. "Foi um grande jogo, mas agora é pensar na Libertadores", resumiu Paulinho.

O Corinthians se mantém invicto neste Campeonato Paulista, enquanto o São Paulo perdeu o primeiro jogo.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.